A Alfabetização Matemática em Cursos de Pedagogia

perspectivas e práticas na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73393

Palavras-chave:

Educação Matemática., Licenciatura., Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre como a alfabetização matemática é entendida e trabalhada em cursos de Pedagogia de universidades federais mineiras. Para isso, baseados em Goldenberg (2015), adotamos uma abordagem qualitativa e realizamos entrevistas com os professores, aplicamos questionários a estudantes de quatro instituições mineiras, além disso, analisamos os projetos políticos pedagógicos desses cursos, bem como as ementas das disciplinas relacionadas ao ensino de matemática. Na análise dos dados, utilizamos a triangulação das diferentes fontes. Os resultados apontaram que a alfabetização matemática é trabalhada no âmbito das disciplinas analisadas e que todas as universidades participantes se mostravam preocupadas em oferecer a seus estudantes uma formação matemática contextualizada. Porém, não há um consenso entre elas sobre o que seria, de fato, a alfabetização matemática. Mesmo assim, todos os docentes e boa parte dos discentes acreditavam que a alfabetização matemática é algo que vai além do ensino dos algoritmos, e que deveria ser trabalhada de forma contextualizada à realidade dos alunos, para que eles conseguissem fazer uso da matemática no seu cotidiano, de forma crítica.

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Biografia do Autor

Samira Bahia e Castro, Prefeitura Municipal de Viçosa

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFV. Professora Pesquisadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE) da UFV. Atua como Supervisora Pedagógica na rede municipal de ensino.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro, SP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE) da UFV e membra associada do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Karla Helena Ladeira Fonseca, Prefeitura Municipal de Ervália

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Rede Municipal de Ensino de Ervália, atualmente Coordenadora Pedagógica. Professora pesquisadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE).

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

BAHIA E CASTRO, S.; CLAUDIA DOS SANTOS, S.; HELENA LADEIRA FONSECA, K. A Alfabetização Matemática em Cursos de Pedagogia: perspectivas e práticas na formação docente. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–25, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73393. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73393. Acesso em: 30 dez. 2024.