Escrita e leitura
práticas docentes no contexto do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.64158Palavras-chave:
Ensino, Escrita, Leitura, Ensino RemotoResumo
O ensino-aprendizagem da escrita e da leitura exige o conhecimento e a prática de vertentes teóricas e metodológicas que apresentem ao professor de língua portuguesa caminhos possíveis para o trabalho com a língua/linguagem em sala de aula. Nesse cerne, o presente artigo parte de reflexões acerca do ensino da escrita e da leitura à luz de autores como Antunes (2003), Oliveira (2010), entre outros, que subsidiaram também a realização de uma experiência exitosa desenvolvida na disciplina de língua portuguesa, com alunos dos anos finais do ensino fundamental em consonância com os postulados da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (BRASIL, 2017) no contexto de ensino remoto, adotado pelas escolas em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19. Desse modo, percebemos a necessidade de intensificação das metodologias do ensino da escrita e da leitura, principalmente no contexto de aulas não presenciais. Portanto, esperamos que a presente discussão e a experiência compartilhada neste trabalho agucem os estudos acerca do ensino de língua portuguesa na educação básica e proporcionem reflexões em torno de possíveis metodologias para a abordagem da escrita e da leitura por serem relevantes práticas de linguagem nos contextos de ensino presencial e remoto.
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