Escrita e leitura

práticas docentes no contexto do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.64158

Palavras-chave:

Ensino, Escrita, Leitura, Ensino Remoto

Resumo

O ensino-aprendizagem da escrita e da leitura exige o conhecimento e a prática de vertentes teóricas e metodológicas que apresentem ao professor de língua portuguesa caminhos possíveis para o trabalho com a língua/linguagem em sala de aula. Nesse cerne, o presente artigo parte de reflexões acerca do ensino da escrita e da leitura à luz de autores como Antunes (2003), Oliveira (2010), entre outros, que subsidiaram também a realização de uma experiência exitosa desenvolvida na disciplina de língua portuguesa, com alunos dos anos finais do ensino fundamental em consonância com os postulados da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –  (BRASIL, 2017) no contexto de ensino remoto, adotado pelas escolas em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19. Desse modo, percebemos a necessidade de intensificação das metodologias do ensino da escrita e da leitura, principalmente no contexto de aulas não presenciais. Portanto, esperamos que a presente discussão e a experiência compartilhada neste trabalho agucem os estudos acerca do ensino de língua portuguesa na educação básica e proporcionem reflexões em torno de possíveis metodologias para a abordagem da escrita e da leitura por serem relevantes práticas de linguagem nos contextos de ensino presencial e remoto.

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Biografia do Autor

Benício Mackson Duarte Araújo, UFRN

Possui Licenciatura em Letras, habilitação em língua portuguesa, e Mestrado também em Letras, ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) na área Estudo em Literatura Comparada, Linha de Pesquisa: Poéticas da Modernidade e da Pós-modernidade. É Professor Efetivo da Educação Básica, Nível 3, do Estado da Paraíba e Coordenador Pedagógico/Administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Desporto da cidade de José da Penha/RN. Propõe-se ao estudo dos discursos literários com enfoque nas relações de gênero na literatura e interessa-se, também, pelas pesquisas que correlacionam texto literário e ensino. 

Vanderlei Francisco de Lima, UERN

Graduado em Letras Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2016); também possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 2015). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais (IESMIG - 2016); Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA - 2017); Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade de Administração, Ciência, Educação e Letras (FACEL ? 2017) com experiência em docência na rede básica de ensino desde 2010 nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente atua como professor efetivo de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da Paraíba (SEECT/PB) e, também, leciona nos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

DUARTE ARAÚJO, B. M.; LIMA, V. F. de . Escrita e leitura: práticas docentes no contexto do ensino remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–19, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.2.64158. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64158. Acesso em: 5 nov. 2024.