PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
RELATOS DE VIVÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.112-121Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências sobre projetos desenvolvidos na Educação Infantil como forma de propiciar situações de ensino e aprendizagem. Os projetos envolvem a participação ativa dos alunos como protagonistas deste processo. Por meio do olhar atento do professor aos interesses da turma um tema pode ser definido como eixo para uma pesquisa. Neste relato, são abordados diversos temas trabalhados, um em cada ano letivo. É possível verificar as variadas linguagens sendo exploradas no contexto dos projetos de pesquisas com temáticas escolhidas no próprio universo infantil. Em todos os projetos trabalhados houve a preocupação com o levantamento de ideias nas quais as crianças eram instigadas a todo o momento para a criação de hipóteses, inquietações, busca pela pesquisa e descoberta de novas informações que desencadeavam para a problemática dos projetos. O envolvimento da turma era visível e corroborava para uma aprendizagem e uma vivência prazerosa no cotidiano escolar. O planejamento era feito concomitantemente com as ações e as atividades iam sendo construídas "durante o caminho". Inicialmente era levantado com a turma o que já sabiam sobre o tema, o que gostariam de saber mais e de que forma conseguiriam descobrir. Por meio dos projetos, foi possível abranger as habilidades e competências das áreas curriculares imersas no Programa Curricular da Educação Infantil, como Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Desenvolvimento Afetivo e Emocional, Movimento e Arte. Os temas trabalhados, um em cada ano de ensino foram: golfinho, meteoro, natureza, cigarra, macaco, cachorro, macarrão, dinossauro e foguete. Ao longo do trabalho eram elaborados registros por meio de fotos, desenhos, imagens, livretos, construções de sucatas que compõem os elementos trabalhados no projeto e que culminam em uma exposição e apresentação à comunidade escolar do trabalho desenvolvido pela turma. A avaliação quanto à participação e aprendizagem dos alunos acontece de maneira processual, durante todo o desenvolvimento do projeto. Sendo assim, os projetos propiciam uma maneira de olhar para a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem, sendo ela curiosa, criativa, alguém que se interessa e é estimulada a procurar soluções e compreender o mundo a sua volta. , macarrão, dinossauro e foguete. Ao longo do trabalho eram elaborados registros por meio de fotos, desenhos, imagens, livretos, construções de sucatas que compõem os elementos trabalhados no projeto e que culminam em uma exposição e apresentação à comunidade escolar do trabalho desenvolvido pela turma. A avaliação quanto à participação e aprendizagem dos alunos acontece de maneira processual, durante todo o desenvolvimento do projeto. Sendo assim, os projetos propiciam uma maneira de olhar para a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem, sendo ela curiosa, criativa, alguém que se interessa e é estimulada a procurar soluções e compreender o mundo a sua volta.
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Referências
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