A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58811Palavras-chave:
Esporte adaptado, Recurso alternativo, Educação Inclusiva, Livros Paradidáticos, Educação FísicaResumo
A aplicação de livros paradidáticos para contextualizar e disseminar conhecimentos se coloca promissor na Educação Básica. Neste estudo, utilizamos um livro paradidático com a temática prática esportiva do vôlei sentado com inclusão no espaço escolar em que avaliamos a sua aplicabilidade à melhor apropriação de regras e situação de jogo. Procedemos com a leitura e reflexões sobre o livro com escolares do 1ºano médio, seguido de intervenções prática do vôlei adaptado para posterior diagnóstico através de pesquisa na Escala Likert e questões discursivas sobre a pertinência do livro ao processo de aprendizagem sobre a temática em estudo. Os participantes relatam ser significante o processo lúdico com o livro paradidático à aprendizagem de novos conhecimentos dentro de um campo de saberes sobre inclusão escolar e esportiva, temática pouco ou nada discutida à formação social dos estudantes no âmbito escolar. Constata-se descuido no processo de ensino por não trabalhar o tema com a devida seriedade necessária.
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