A afetividade no ensino de Teatro:

uma análise de experiência de estágio remoto

Autores

  • Mileni Vanalli Roéfero Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade de São Paulo (USP)
  • João Alfredo Martins Marchi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.68715

Palavras-chave:

Acolhimento, Estágio em Teatro, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as experiências de Estágio Supervisionado no ensino remoto na escola e na comunidade pela perspectiva dos professores responsáveis pelas disciplinas. Neste artigo, refletimos a respeito da ideia de afetividade e acolhimento na relação entre professor/a e aluno/a, uma vez que essa dimensão foi a mais destacada nas reflexões derivadas das experiências docentes dos/as estudantes dos terceiro e quarto anos do curso de Licenciatura em Teatro de uma Universidade Estadual no Paraná, nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III. O trabalho tem como método uma investigação qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e os instrumentos utilizados foram os projetos de estágio desenvolvidos ao longo do ano de 2020. Para a análise, realizamos um estudo comparativo (GONZALES, 2008) entre as experiências em ambos os campos de atuação. Os principais autores de referência utilizados foram Freire (1996) e Bego (2016). Como resultados percebemos que, embora o ensino remoto seja passível de problematização, não só pela limitação da aula, mas pelo contexto em que ocorre, é viável e pode gerar boas experiências porque o elemento imprescindível para a docência é possível às duas realidades, a remota e a presencial: o afeto.

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Biografia do Autor

João Alfredo Martins Marchi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho - Braga, Portugal, sob orientação das professoras: Dra. Emilia Vilarinho e Dra. Verônica Regina Müller; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, sob orientação da Profª Drª Verônica Regina Müller; Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cesumar; Pesquisador em Arte/educação com ênfase em Infância, cultura, sociedade e direitos; Membro do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA-UEM); Professor de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá; Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC pela Universidade do Minho em Braga - Portugal; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Artes Cênicas.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

VANALLI ROÉFERO, M.; ALFREDO MARTINS MARCHI, J. A afetividade no ensino de Teatro:: uma análise de experiência de estágio remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.68715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/68715. Acesso em: 22 dez. 2024.