A afetividade no ensino de Teatro:
uma análise de experiência de estágio remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.68715Palavras-chave:
Acolhimento, Estágio em Teatro, Ensino RemotoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as experiências de Estágio Supervisionado no ensino remoto na escola e na comunidade pela perspectiva dos professores responsáveis pelas disciplinas. Neste artigo, refletimos a respeito da ideia de afetividade e acolhimento na relação entre professor/a e aluno/a, uma vez que essa dimensão foi a mais destacada nas reflexões derivadas das experiências docentes dos/as estudantes dos terceiro e quarto anos do curso de Licenciatura em Teatro de uma Universidade Estadual no Paraná, nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I e III. O trabalho tem como método uma investigação qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e os instrumentos utilizados foram os projetos de estágio desenvolvidos ao longo do ano de 2020. Para a análise, realizamos um estudo comparativo (GONZALES, 2008) entre as experiências em ambos os campos de atuação. Os principais autores de referência utilizados foram Freire (1996) e Bego (2016). Como resultados percebemos que, embora o ensino remoto seja passível de problematização, não só pela limitação da aula, mas pelo contexto em que ocorre, é viável e pode gerar boas experiências porque o elemento imprescindível para a docência é possível às duas realidades, a remota e a presencial: o afeto.
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