A docência colaborativa no PIBID e sua ressignificação para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63040Palavras-chave:
Docência colaborativa, PIBID., Formação Docente.Resumo
Este estudo objetiva apresentar uma reflexão relacionada à prática docente colaborativa vivenciada no PIBID e seu impacto na formação docente em Letras. Parte-se do pressuposto de que a colaboração na formação docente é caracterizada por papéis e responsabilidades equânimes entre os participantes envolvidos em tarefas comuns, incluindo aluno em formação, escola e universidade. A base teórica adotada é orientada pelo conceito de colaboração (CLARK, et al 1993) e de andaimento (VYGOSTKY, 1988; ZEICKNER; DINIZ-PEREIRA, 2005). De natureza exploratória e interpretativa, o corpus provém de relatório anual de atividades desenvolvidas por alunos em formação no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que a visão de ensino exercida pelos bolsistas do PIBID transforma-se e transforma a prática docente de licenciandos e professores de escola pública.
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