A docência colaborativa no PIBID e sua ressignificação para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63040

Palavras-chave:

Docência colaborativa, PIBID., Formação Docente.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma reflexão relacionada à prática docente colaborativa vivenciada no PIBID e seu impacto na formação docente em Letras. Parte-se do pressuposto de que a colaboração na formação docente é caracterizada por papéis e responsabilidades equânimes entre os participantes envolvidos em tarefas comuns, incluindo aluno em formação, escola e universidade. A base teórica adotada é orientada pelo conceito de colaboração (CLARK, et al 1993) e de andaimento (VYGOSTKY, 1988; ZEICKNER; DINIZ-PEREIRA, 2005). De natureza exploratória e interpretativa, o corpus provém de relatório anual de atividades desenvolvidas por alunos em formação no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que a visão de ensino exercida pelos bolsistas do PIBID transforma-se e transforma a prática docente de licenciandos e professores de escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Letras da UFRGS; Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3094-6270; e-mail: luciarottava@gmail.com.

Jane Naujorks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Letras da UFRGS; Doutora em Letras pela UFRGS; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5001-7316; e-mail: janenau59@gmail.com.

Referências

BRASIL. Portaria Normativa no 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid, acesso: 28 maio 2018.

CANTEIRO, Danielle C. dos S. Impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos professores de Matemática. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.

CLARK, Caroline, et al. Collaboration as Dialogue: Teachers and Researchers Engaged in Conversation and Professional Development. American Educational Research Journal Spring, v. 33,n. 1, p. 193-231, DOI.

DÖRNYEI, Zoltan. Research Methods in Applied Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.

FERREIRA, Vinícius V.; LEAL, Telma. Produção de textos na escola: conhecimento em ação. In: SILVEIRA, Everaldo; et. all.(Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NU, 2016. v. 1. p. 195-217.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

GEE, James Paul. Reading as situated language: A sociocognitive perspective. Jounal of Adolescent & Adult Literacy. vol. 44, n. 8, pp. 714-725, 2001.

KLEIMAN, Ângela B.; MORAES, Silvia E. (Org.) Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos para a escola. 1ª, Reimpressão. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

MATEUS, Elaine. Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês: representações de uma experiência no Pibid. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. [online]. vol. 13, n.4, pp. 1107-1130, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000027.> Acesso em: 19 jul. 2017.

RORRATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira. O ensino colaborativo e a prática do PIBID. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUCSP. v. XXIX: p. 169-185, 2014.

SILVA, Silvana do N.; UMINHO, Graça C. Educação Ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia. Saberes em Perspectiva, Jequié, v.5, n.12, p. 7-26, maio/ago. 2015.

SILVA, Wagner R; GONÇALVES, Adair V. Pesquisas a serem lembradas na Linguística Aplicada: participante e pesquisa ação. In: GONÇALVES, Adair V; SILVA, Wagner R; GÓIS, Marcos L. de S. (Org.). Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 53-79.

SILVESTRE, Viviane P. V. Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 61-84, 2014

TANCREDI, Regina M. S. P. Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco. Revista Exitus, v. 3, n. 1, p. 13-31, jan./jun. 2013.

UFRGS. Docência Colaborativa e Interdisciplinariedade - Seminário Internacional Prodocência UFRGS e X Seminário Institucional do PIBID/UFRGS. 2014, Porto Alegre. UFRGS. 127 p. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa/>. Acesso em: 19 jul. 2017.

VYGOTSKY, Lev Semënovič. A formação social da mente. 6a.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

ROTTAVA, L.; DA COSTA NAUJORKS, J. A docência colaborativa no PIBID e sua ressignificação para a formação de professores. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.63040. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/63040. Acesso em: 5 nov. 2024.