A docência colaborativa no PIBID e sua ressignificação para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63040

Palavras-chave:

Docência colaborativa, PIBID., Formação Docente.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma reflexão relacionada à prática docente colaborativa vivenciada no PIBID e seu impacto na formação docente em Letras. Parte-se do pressuposto de que a colaboração na formação docente é caracterizada por papéis e responsabilidades equânimes entre os participantes envolvidos em tarefas comuns, incluindo aluno em formação, escola e universidade. A base teórica adotada é orientada pelo conceito de colaboração (CLARK, et al 1993) e de andaimento (VYGOSTKY, 1988; ZEICKNER; DINIZ-PEREIRA, 2005). De natureza exploratória e interpretativa, o corpus provém de relatório anual de atividades desenvolvidas por alunos em formação no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que a visão de ensino exercida pelos bolsistas do PIBID transforma-se e transforma a prática docente de licenciandos e professores de escola pública.

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Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Letras da UFRGS; Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3094-6270; e-mail: luciarottava@gmail.com.

Jane Naujorks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Letras da UFRGS; Doutora em Letras pela UFRGS; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5001-7316; e-mail: janenau59@gmail.com.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

ROTTAVA, L.; DA COSTA NAUJORKS, J. A docência colaborativa no PIBID e sua ressignificação para a formação de professores. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.63040. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/63040. Acesso em: 22 jul. 2024.