Mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês publicadas no Brasil no período 2013-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.65753

Palavras-chave:

Educação Infantil, Creche, Docência, Bebês

Resumo

Neste artigo se objetiva apresentar um mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês na creche, de modo a evidenciar produções já existentes, no Brasil, sobre essa temática. Tal mapeamento teve como fonte de dados produções brasileiras cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, defendidas no período de 2013 a 2019. Os dados obtidos sugerem que pesquisas sobre essa temática vêm aumentando ao longo dos anos, sendo a maioria delas realizada em nível de mestrado acadêmico. Na região Sudeste se concentra pouco mais da metade das produções. Por meio do estudo, foi possível identificar objetivos e resultados das pesquisas, as quais focalizaram temáticas diversas, tais como, formação inicial e continuada para a docência na creche, identidade das professoras de bebês, a presença do professor homem na creche, currículos para bebês, documentação pedagógica, brincar, cuidar, normativas para a docência com bebês.

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Biografia do Autor

Maévi Anabel Nono

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

BRESSAN, L. M.; NONO, M. A. Mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês publicadas no Brasil no período 2013-2019. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.65753. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/65753. Acesso em: 5 nov. 2024.