A responsabilidade da prática docente no deslocamento sudeste-nordeste
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.59011Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Deslocamento, Educação Decolonial, Docência, Ensino SuperiorResumo
O presente ensio analisa a prática docente de profissionais que se deslocam do sudeste para o nordeste do Brasil, para lecionar em universidades interiorizadas do Ensino Superior. A autora compreende que este deslocamento vem carregado de práticas coloniais refletidas em conflitos em sala de aula. A pesquisa se dá através do deslocamento da autora, que sai do Rio de Janeiro (RJ) em 2018 e passa a lecionar no ensino superior no estado da Bahia, passando da Mesorregião do Vale São-Franciscano para a Mesorregião do Extremo Oeste Baiano. As reflexões são potencializadas a partir dos pensamentos de Jota Mombaça (RN), Leda Maria Martins (MG) e Luiz Rufino Rodrigues Junior (RJ), entre outras pessoas artistas-teóricas, com as quais é possível aprofundar investigações sobre reparação histórica, tensionamentos de fronteiras, práticas pedagógicas decoloniais, entre outros pontos relevantes para este trabalho que levam em conta fatores sociais, econômicos, culturais, e históricos que formam as academias do sudeste e nordeste. A partir desses pontos, o artigo tem como objetivo apontar caminhos para práticas pedagógicas contextualizadas com os processos históricos de formação social do Brasil e em relação saudável com os territórios das universidades interiorizadas.
PALAVRAS-CHAVE: Deslocamento. Educação Decolonial. Docência. Prática Pedagógica. Ensino Superior.
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