PIBID

UM ATO PRÁTICO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Gabriel Marques Fernandes ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.156-169

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Esta proposta de comunicação, originada da experiência de formação em ensino e pesquisa construídas por 24 meses no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Subprojeto História Santa Mônica e do debate teórico entre a bibliografia e fontes - Lei das diretrizes e bases da educação nacional (LDB) de 1996, regimento interno PIBID/UFU; pelos autores Moacir Gadotti (2008), Paulo Freire (1996), Adalberto Marson (1984), Telma Faltz Valério (2006), Bernardette Gatti (2014), Marcos A. Da Silva (2003) e Jurjo Torres Santomé (1998) -, tem como intuito questionar, no âmbito prático, a relação entre bolsistas do Pibid - pibidianos -, e professores da rede estadual básica pública de ensino - especificamente do nono ano do ensino fundamental -; analisando de forma crítica as adversidades deste universo, compreendendo o potencial de diálogo no espaço do Pibid como "um ato de resistência e transformação no processo de construção do conhecimento, caminhando em direção à educação libertadora" (FERNANDES, 2017, p. 163). O trabalho está organizado em dois momentos: o primeiro, tem como intuito refletir as adversidades do oficio docente experienciado em um contexto educacional brasileira perpassado por ecos de uma educação ritmada pela cultura industrial (THOMPSON, 1998, p. 292); característica expressa fortemente através da reorganização educacional apontada pela lei 5692/71 (VALÉRIO, 2006, p. 5633), um fantasma formador latente das preconcepções e sentidos dos devires educacionais e docente dentre os sujeitos, tendo como centralidade, uma educação unilateralmente técnica, formativa para os diversos nichos de mercado de trabalho; contribuindo para precarização e sucateamento em diferentes níveis do meio de trabalho docente. No segundo momento, explanarei o sentido e função do pibidiano na comunidade escolar através dos relatos de minha experiência no Pibid, observando o potencial de resistência contra precariedade e ensino exclusivo técnico através das atividades do programa; e transformação, ao desenvolver atividades que estimulem a criatividade - usando diferentes linguagens através de práticas disciplinares, interdisciplinares, disciplinares cruzadas -, promovendo um diálogo entre pibidiano, professor e comunidade escolar, prezando pelo respeito da pluralidade, permissividade, autonomia e crítica no processo de construção do conhecimento emancipador e múltiplo dos sujeitos (FREIRE, 1996, p.34).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da república Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 de junho de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso: 20/11/2016.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Este texto não substitui o publicado no DOU de 12.8.1971 e retificado em 19.8.1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso: 01/06/2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da república Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso: 20/11/2016.

BRASIL. Lei nº 12. 796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da república Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso: 11/04/2017.

BUIATTI, Viviani Prado. “Módulo5: Rogers: o ensino centrado no aluno”. In: Apostila Psicologia da Educação II, Coleção Pedagogia a Distância UFU/UAB. Uberlândia – MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2013.

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PIBID/UFU. Pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Regimento interno do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU. 13 p.

FERNANDES, G.M. O que é ser Pibidiano? Um ato prático de resistência e transformação durante a formação docente. Cuiabá: Revista Pedagogia – UFMT, 6ª ed., 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Por que ser professor? In: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GATTI, Bernardette A.. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). – São Paulo: FCC/SEP, 2014.

MARSON, Adalberto. “Reflexões sobre o procedimento histórico”. IN: SILVA, Marcos (org.). Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.

MARX, Karl. “A Mercadoria”. In: O Capital. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

RÜSEN, Jorn. Razão Histórica. Teoria da História: fundamentos da ciência histórica. Brasília: editora Universidade de Brasília, 1ª.reimpressão, 2010.

SANTOMÉ, J. “Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, Marcos A. Da. “O prazer da história”. IN: História: O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

THOMPSON, E.P. “Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial”. In: Costumes em comum. São Paulo: Editora Schwarcz, 1998.

VALÉRIO, T. F. “O Ensino de 2º grau e a Lei 5.692/71: considerações sobre o processo de implementação da reforma no Estado do Paraná.” In: VI Congresso luso-brasileiro de história da educação. 6., Uberlândia, MG, 2006, Anais

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

FERNANDES, G. M. PIBID: UM ATO PRÁTICO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 156–169, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.156-169. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41945. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.