A presença do piano em escolas de Uberlândia de 1889 a 1957

Autores

  • Daniela Carrijo Franco Cunha Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli
  • Lilia Neves Gonçalves UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.45794

Palavras-chave:

Educação Musical, Ensino/aprendizagem de música, Piano na escola e atividades escolares., Ensino de música na cidade de Uberlândia.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo era investigar a presença do piano na cidade Uberlândia, bem como a sua relevância para o ensino de música na escola de 1888 até 1957, na perspectiva da educação musical. Esta pesquisa é um estudo documental, cujas fontes são artigos de jornais que circularam na referida cidade nesse período. A partir dessas fontes foi possível focar, neste artigo, na escola como um espaço importante para o ensino/aprendizagem de música, sendo que o piano era o instrumento presente nas atividades musicais realizadas no âmbito das escolas da cidade. Um dos autores que fundamentou a pesquisa foi Norbert Elias (1994), que discute a escolarização como uma continuidade no processo de civilização das pessoas. Concluiu-se que as atividades musicais no espaço escolar e os ideais construídos neste período contribuíram para o ensino/aprendizagem do piano na cidade.

 

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

CUNHA, D. C. F.; GONÇALVES, L. N. A presença do piano em escolas de Uberlândia de 1889 a 1957. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 77–94, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.45794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45794. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Musical