Avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.79581Palavras-chave:
Alfabetização, Avaliação da Aprendizagem, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo buscou analisar o processo avaliativo da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), por meio das narrativas de duas alfabetizadoras que atuaram, no ano de 2020, em uma escola do campo do Rio Grande do Sul. A produção de dados ocorreu por meio da realização de grupos focais on-line. As análises evidenciam que as professoras recorreram a algumas estratégias para avaliar o processo de alfabetização das crianças no ERE, tais como ditados diagnósticos feitos remotamente, retorno individualizado a partir da correção das atividades impressas e solicitação de registros das crianças realizando as atividades por meio de fotos, vídeos e ligações telefônicas. Contudo, os resultados indicam que essas estratégias não se mostraram suficientes para acompanhar efetivamente o processo de alfabetização das crianças.
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