Avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.79581

Palavras-chave:

Alfabetização, Avaliação da Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo buscou analisar o processo avaliativo da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), por meio das narrativas de duas alfabetizadoras que atuaram, no ano de 2020, em uma escola do campo do Rio Grande do Sul. A produção de dados ocorreu por meio da realização de grupos focais on-line. As análises evidenciam que as professoras recorreram a algumas estratégias para avaliar o processo de alfabetização das crianças no ERE, tais como ditados diagnósticos feitos remotamente, retorno individualizado a partir da correção das atividades impressas e solicitação de registros das crianças realizando as atividades por meio de fotos, vídeos e ligações telefônicas. Contudo, os resultados indicam que essas estratégias não se mostraram suficientes para acompanhar efetivamente o processo de alfabetização das crianças.

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Biografia do Autor

  • Verônica Amorim Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas sob a orientação da professora Dra. Caroline Braga Michel (2021/atual). Pós graduação em Alfabetização e Letramento pela Universidade Pitágoras Unopar (2020) e Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar pela Universidade Pitágoras Unopar (2021); Graduação em Letras Licenciatura Plena - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela FURG (2005); Formada no Magistério a nível de Ensino Médio pelo Instituto Educacional São José (1997). Foi professora efetiva da Rede Municipal de Educação de São José do Norte - RS (2000/2013); Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do RS desde 2004; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI/FURG; Com experiência na área de educação há 20 anos, com ênfase em Alfabetização. Atualmente é Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marques de Souza na cidade de São José do Norte.

  • Dra. Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande

    Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURG) e é Editora Chefe da Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao PPGEDU/FURG. Possui graduação em Pedagogia Hab. Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG - 2007), Especialização em Educação Física Escolar (FURG - 2010), Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG - 2011) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2017). Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2017 - 2018), com auxílio financeiro do CNPq. É integrante do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em alfabetização e Letramento (GEALI/FURG). É coordenadora do Centro de Memória (CEMEDU), vinculado ao Instituto de Educação da FURG. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização, da formação de professores, da história da educação e das ciências. Além disso, tem experiência na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Superior e como coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

AMORIM SARAIVA, Verônica; BRAGA MICHEL, Caroline. Avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no contexto do ensino remoto emergencial. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.79581. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/79581. Acesso em: 24 dez. 2025.

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