Projeto Biblioteca em casa

leitura, registro e observações de uma experiência em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59684

Palavras-chave:

Biblioteca, Leitura Literária, Registro, Projetos na Pandemia

Resumo

O livro de literatura e o ato de ler não se aproximam das crianças de forma inata, eles são bens culturais que precisam ser aprendidos na interação com o objeto e com o outro mais experiente. Em um contexto de pandemia, esse contato com o outro e com os bens culturais ficaram longes dos alunos, foi pensando nisso que duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolveram um projeto de leitura literária. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência desenvolvido no ano de 2020, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal da cidade de Uberlândia - MG. A finalidade desse projeto foi estimular e aproximar os alunos da leitura literária durante o período de isolamento social e ampliar o universo artístico, literário e imaginário dos estudantes envolvidos. As práticas pedagógicas desse relato estão fundamentadas em Arena (2010); Candido (2004); Chambers (2007a; 2007b); Freire (1996); Lopes (2009) e Vigotski (2009). Ao final do projeto percebemos que as crianças participaram de forma ativa nas atividades que de maneira geral movimentou o acervo da biblioteca, ampliou a leitura literária dos estudantes e estimulou o processo de criação por meio dos registros realizados.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Formada em Pedagogia (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mestre em Educação (2013) na linha de Saberes e Práticas da Faculdade de Educação (UFU).

Atualmente professora na Prefeitura Municipal de Uberlândia, na Escola Professor Valdir Araújo nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia de Uberlândia -Linha de Saberes e Práticas - tema: O ensino da produção de contos com crianças;

Bolsista CAPES no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PSDE) na Universidade de Zaragoza, na Faculdade de Ciências Humanas e de Educação Campus Huesca - período: Outubro 2018 - Março 2019.

Membro do grupo de estudos e pesquisas Lecturi vinculado ao mesmo programa de Pós- Graduação.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

PEREIRA SOARES, R. . Projeto Biblioteca em casa: leitura, registro e observações de uma experiência em tempos de pandemia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 809–828, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59684. Acesso em: 22 jul. 2024.