Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI
alguns resultados de uma pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64757Palavras-chave:
Formação de Professores, Saberes Musicais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Resumo
Os estudos relacionados aos saberes musicais se intensificaram em virtude da variedade de propostas formativas frente ao perfil profissional demandado pela sociedade. Nesse contexto, as perspectivas metodológicas para a formação desse profissional são variadas na medida em que o perfil exige uma complexidade de saberes para atuar no ensino regular. Nesse contexto, o curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE atende a demanda profissional da cidade e região na formação de professores. O presente artigo teve como objetivo divulgar os dados quantitativos relacionados a uma pesquisa de doutorado em andamento acerca dos saberes musicais e das TIC na formação de professores no referido curso de Licenciatura. A investigação se enquadra como pesquisa qualitativa, com sua estratégia caracterizada como estudo de caso. O percurso metodológico foi dividido em duas fases, sendo que a primeira se referiu à revisão bibliográfica. A segunda fase correspondeu à coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, à aplicação de questionário e à localização de fontes documentais. Os dados coletados e analisados apresentaram informações relevantes para o entendimento sobre os saberes musicais e das TIC na formação de professores no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão de PE.
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