Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI

alguns resultados de uma pesquisa

Autores

  • Adelson Aparecido Scotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina https://orcid.org/0000-0002-9512-4238

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64757

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes Musicais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

Os estudos relacionados aos saberes musicais se intensificaram em virtude da variedade de propostas formativas frente ao perfil profissional demandado pela sociedade. Nesse contexto, as perspectivas metodológicas para a formação desse profissional são variadas na medida em que o perfil exige uma complexidade de saberes para atuar no ensino regular. Nesse contexto, o curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE atende a demanda profissional da cidade e região na formação de professores. O presente artigo teve como objetivo divulgar os dados quantitativos relacionados a uma pesquisa de doutorado em andamento acerca dos saberes musicais e das TIC na formação de professores no referido curso de Licenciatura. A investigação se enquadra como pesquisa qualitativa, com sua estratégia caracterizada como estudo de caso. O percurso metodológico foi dividido em duas fases, sendo que a primeira se referiu à revisão bibliográfica. A segunda fase correspondeu à coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, à aplicação de questionário e à localização de fontes documentais. Os dados coletados e analisados apresentaram informações relevantes para o entendimento sobre os saberes musicais e das TIC na formação de professores no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão de PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelson Aparecido Scotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina

Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós-graduação em Artes (2011). Possui Especialização em Música do Século XX - Computação Sônica pela UFU (2001), Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Graduação em Música - Bacharel em Instrumento (violão) pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Foi professor de violão (1993-2014) e Oficina de Multimeios (2003-2014) no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli em Uberlândia (MG). Atualmente é professor de Violão e História da Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina.

Referências

ALBA, A. Evaluación curricular: Conformación conceptual del campo. México: UNAM, 1991.

BALESTRINI, M. Como se elabora el proyecto de investigación. 7 ed. Venezuela: Editorial BL Consultores Asociados, 2006.

BELLOCHIO, C. R. Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 8-22, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Brasilia, 2008.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.

BRESLER, L. Metodologias qualitativas de investigação em Educação Musical. Revista Música, Psicologia e Educação, Porto, n. 2, p. 5-30, 2000.

CABERO, J. Tecnología educativa: Diseño y utilización de medios en la enseñanza. Barcelona: Paidos, 2001.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DURKHEIM, E. Escritos selectos: Selección e introducción de Antony Giddens. Buenos Aires: Nueva Visión, 1993.

FÉLIX, J. J. A.; ARAÚJO, J. M. M. Saberes docentes de três professores de violão do município de São Miguel/RN. Anais do XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, p. 1-11, 2016.

GARCÍA ALCARAZ, F. et al. Diseño de Cuestionarios para la recogida de información: metodología y limitaciones. Revista Clínica de Medicina de Familia, v. 1, n. 5, p. 232-236, 2006.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRAÇA, V. G.; QUADROS-FLORES, P. M.; RAPOSO-RIVAS, M.; RAMOS, M. A. As TIC na formação inicial de educadores e professores. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 20, n. 1, p. 27-37, 2021.

HAWES, G. Curriculum Universitario: Características, Construcción, Instalación. Universidad de Chile. Talca-Santiago, 2007. Disponível em: < www.ses.unam.mx/curso2012/pdf/CurriculumUniversitarioCHILE.pdf > Acesso em: 14/02/2022.

IBAÑEZ, P., GARCÍA, G. Informática I. Mexico: Cengance Learning, 2009.

IZQUIERDO, L., PARDO, G., SÁNCHEZ, J. El proceso de formación para la investigación científica en la educación superior sustentado en las tecnologías de la información y las comunicaciones. Ciencia en su PC, n. 3, p. 133-142, 2010.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LÓPEZ GONZÁLEZ, W. O. El estudio de casos: Una vertiente para la investigación educativa. Educere, v. 17, n. 56, enero-abril, p. 139-144, 2013.

MELO, G. E. R. Apropiación y masificación de las tecnología de la información y las comunicaciones (TIC) en las cadenas productivas como determinante para la competividad de las Mipyme. Revista Criterio Libre, v. 9, n. 15, p. 213-230, 2011.

MUNARRIZ, B. Técnicas y métodos en Investigación cualitativa. Metodología Educativa I. España: Universidade da Coruña, p. 101-116, 1992.

OLIVEIRA, E. S.G.; CARVALHO, C. A.; SILVA, F. T. B.; RODRIGUES, G. M. S. M. Formação docente para o uso das tecnologias digitais: novos saberes do professor. Anais do VI Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II, 2015.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: < https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2022.

QUEIROZ, L. R. S., MARINHO, V. M. Novas perspectivas para a formação de professores de música. Reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, 83-92, 2005.

RODRIGUES, E. D. R. A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários? Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 105-118, 2013.

STAKE, R. E. Investigación con estudio de casos. 2ª ed. Madrid: Morata, 1999.

TARDIF, M. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. 2ª ed. España: Narcea, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

SCOTTI, A. A. Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI: alguns resultados de uma pesquisa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64757. Acesso em: 22 dez. 2024.