Aprendendo história com as brincadeiras e os brinquedos infantis de hoje e de outras épocas: uma proposta pedagógica
Palavras-chave:
brincadeiras infantis, aprendizagem, proposta pedagógicaResumo
Este artigo trata da importância do resgate das brincadeiras infantis de hoje e de outras épocas, que, há muito tempo, vêm se perdendo, pela introdução dos brinquedos modernos. Ressalta como é relevante e possível a introdução desse resgate, na sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental, pelo professor, favorecendo a aprendizagem, pois podem ser trabalhadas com uma abordagem interdisciplinar, ou seja, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do Ensino fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Nas atividades, promovemos a discussão sobre o ensino de História, focando a história de brinquedos e brincadeiras de hoje e de outras épocas, memória e narrativa. Nas aulas, valemo-nos de metodologias que favorecessem a narração, tais como: entrevistas com pessoas de diferentes idades, apreciação de fotografias, exposição, confecção de brinquedos. Na proposição de atividades e discussões teóricas, recorremos das contribuições de Benjamin (1984), Carleto (2006), Fonseca (2009), Piaget (1975), Vygotsky (1998), dentre outros. As atividades desenvolvidas evidenciaram a importância do resgate de brincadeiras e brinquedos de outras épocas, fazendo um contraponto com as brincadeiras e brinquedos de hoje, haja vista o interesse demonstrado pelos alunos e as aprendizagens adquiridas por meio das diversas narrativas realizadas.Downloads
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