Ensino e aprendizagem musicais: uma experiência "vivencial" e "comunitária" na orquestra jovem de Uberlândia
Palavras-chave:
Educação Musical, ensino e aprendizagem coletivos, processoResumo
Este texto aborda o caráter "vivencial" e "comunitário" do ensino e aprendizagem musicais desenvolvido no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia, pontualmente aquele conduzido por seu maestro e diretor artístico. O artigo procura mostrar, à luz de Christopher Small (1989, 1998, 1999), que o fazer musical naquele cenário aglutina elementos oriundos de distintas práticas em favor das ações coletivas efetivadas no tempo presente, valorizando-se, assim, o processo do próprio fazer. Nesse sentido, aponta à construção de conhecimentos e habilidades em um ambiente de participação, autonomia e intensa satisfação dos aprendizes - aspectos prezados pela Educação Musical na atualidade e que devem ser tomados em relevo ao se pensar propostas de ensino de música para as escolas de educação básica no momento em que são discutidas e desencadeadas ações para sua implementação no território brasileiro.Downloads
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