Motivação e performance: contribuição do Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli

Autores

  • Daniela Carrijo Franco Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.52610

Palavras-chave:

concurso de piano; motivação; performance; ensino-aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma estratégia metodológica usada no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli na disciplina de piano. Utilizamos a ênfase de caminhos interpretativos e performáticos como forma de enriquecimento no ensino-aprendizagem pianístico culminando no Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli. Sabe-se que a prática do piano depende da motivação e dedicação diária ao instrumento, pois é um processo de aprendizagem que depende de competências físicas, emocionais e intelectuais. Assim, nessa reflexão, enfatizamos o concurso de piano como uma ferramenta de motivação para alunos e professores de nossa escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSTIN, J. R. The effect of music contest format on self-concept, motivation, achievement, and atitude of elementary band students. Journal of Research in Music Education, n. 36. 1988

COSTA, M. A. Os concursos nacionais de piano no brasil e a formação do cânone de repertório. Revista Do Colóquio, 1(2), 2012 Disponível em https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7755. Acessado em Jan de 2020.

DECI, E; RYAN, R. Intrinsic and Extrinsic Motivation: Classic Defenition and New Directions. Contemporany Educational Psycology, volume 25. 2000.

ELIAS, M. H. P. da S. Criação contemporânea para piano no Brasil. Revista Eletrônica de Musicologia (REM), v. 13, jan. 2010. Disponível em http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv13/07/06_elias/criacaocontemporanea.htm. Acesso em 17 set. 2011.

GLASER, S. R.Processos de ensino e aprendizagem da performance pianística: um ensaio sob a perspectiva do princípio de continuidade de John Dewey. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 98-114, jul./dez. 2018.

PINTO, A. Motivação para o Estudo de Música: Factores de Persistência. Revista Música, Psicologia e Educação. n. 6, 2004. Disponivel em: https://core.ac.uk/download/pdf/47138182.pdf. Acesso em 03/02/2020.

REIS, J. G.; DUARTE, P. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 5-20, jul./dez. 2018

SILVA, C. F. B. da. Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: a motivação na aprendizagem do piano no nível básico em regime articulado. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade de Évora. 2018. Disponível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/23976. Acesso em 27/01/2020.

ZERBINATTI, C. D. Motivação e performance: contribuições da psicologia da música à prática instrumental. 2009. 115 f. Monografia (Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música) Centro de Música - ECA - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

CUNHA, D. C. F. Motivação e performance: contribuição do Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 95–102, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.52610. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52610. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Musical

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)