O "ESPAÇO CULTURAL" DA ESEBA: AMBIENTES QUE PROVOCAM APRENDIZAGENS

Autores

  • Paula Amaral Faria ESEBA/UFU

Palavras-chave:

Educação Infantil, ambientes, aprendizagem.

Resumo

O "Espaço Cultural" possui a intenção de contribuir para o desenvolvimento artístico cultural das crianças através do contato e valorização das diversidades das manifestações artísticas - culturais: visual, teatral, poéticas, literária, musical, danças e outras. Não é um espaço do ensino da arte propriamente dita. Entretanto, é uma proposta que se concretiza no cotidiano da escola por meio da exploração das múltiplas linguagens das crianças, professores (as), estagiários (as) e bolsistas (PROGRAD) da graduação. Acordamos com Faria e Mello (2005) ao afirmarem que as múltiplas manifestações das crianças como movimento de corpo, a música, a pintura, as produções bi e tridimensionais compõem o universo simbólico e concreto delas e de seus professores. As crianças manuseiam objetos, experimentam e realizam atuações para conhecer e interpretar o mundo. Acordamos que o ambiente deve constituir uma força geradora de situações emocionais e cognitivas de bem-estar e confiança; deve deixar a criança desenvolver sensações físicas, psicológicas, olfativas, imaginativas, auditivas, táteis. (FRIEDMANN, 2005). Compreendemos que o olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e moveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem como ele são reveladores de uma concepção pedagógica (HORN, 2004, p. 15). Nesse sentido, compomos ao longo do ano distintos ambientes que intentam provocar diversas aprendizagens nas crianças. Os ambientes são arquitetados de acordo com a proposta pedagógica. Isto é, o ambiente - sala de aula do Espaço Cultural é pensado e, assim, composto com elementos artísticos culturais para provocar aprendizagens junto às crianças e professores da Educação Infantil da escola.

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Biografia do Autor

Paula Amaral Faria, ESEBA/UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIMINAS (2006) e Mestrado em Educação pela UFU (2014). Atua como Docente na Educação Infantil na Escola de Educação Basica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicopedagogia e Educação Infantil.

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Publicado

2015-03-01

Como Citar

FARIA, P. A. O "ESPAÇO CULTURAL" DA ESEBA: AMBIENTES QUE PROVOCAM APRENDIZAGENS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27869. Acesso em: 22 dez. 2024.