UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO: O ENSINO DE FUNÇÕES E O GEOGEGRA

Autores

  • Anielle Glória Vaz Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Lara Martins Martins Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Teresa Menezes Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Maria Amarillo Bertone

Resumo

Neste relato de experiência será apresentada uma situação de ensino e aprendizagem vivenciada durante o período de estágio, vinculado ao componente curricular denominado Estágio Supervisionado III, integrante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. A proposta foi desenvolvida em uma escola estadual, na cidade de Uberlândia - MG, com seis alunos de turmas do Ensino Médio. A atividade experimental aconteceu durante um minicurso que se caracterizava como um complemento de atividades regulares da escola. Dentre os conteúdos abordados destaca-se neste texto a função polinomial do primeiro grau que oportunizou momentos de investigação e utilização do software GeoGebra. Um dos objetivos da proposta ressalta a necessidade de motivar e despertar o interesse e a participação dos estudantes no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, salienta-se a importância de se utilizar diferentes metodologias de ensino com intuito de despertar o interesse, a curiosidade dos alunos e, consequentemente, criar um clima favorável em relação aos conteúdos matemáticos, favorecendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anielle Glória Vaz Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Educação Inclusiva Barão de Mauá-SP (2015). Aluna regular do mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU.

Lara Martins Martins Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Matemática e graduanda em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).

Maria Teresa Menezes Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).

Ana Maria Amarillo Bertone

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

COELHO, A. G. V.; BARBOSA, L. M. M.; FREITAS, M. T. M.; BERTONE, A. M. A. UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO: O ENSINO DE FUNÇÕES E O GEOGEGRA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/29020. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)