ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAIS NA ESCOLA PRODUZINDO SUBJETIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.123-135Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
Este texto tem o objetivo de apresentar a Teoria da Subjetividade, desenvolvida pelo psicólogo cubano González Rey na perspectiva Histórico-Cultural, e o conceito de aprendizagem criativa, cunhado pela psicóloga cubana Mitjáns Martínez a partir da teorização sobre a temática da subjetividade, como aportes relevantes à Educação Musical, sobretudo tendo-se em vista a elaboração de propostas para o ensino e a aprendizagem musicais na escola de educação básica. Tais postulados têm lugar na pesquisa de doutorado em andamento que visa desenvolver princípios de uma didática desenvolvimental da subjetividade para o ensino de Música na escola.Downloads
Referências
GONZÁLEZ REY, Fernando L. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina et al. (Orgs). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber livros, 2012a, p. 21-41.
GONZÁLES REY, Fernando. O pensamento de Vigotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 2012b.
GONZÁLES REY, Fernando. O valor heurístico da Subjetividade na investigação psicológica. In: GONZÁLEZ REY, Fernando (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 27-51.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (Orgs). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livro, 2012, p. 85-109.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. O lugar da imaginação na aprendizagem escolar: suas implicações para o trabalho pedagógico. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; ÁLVAREZ, Patrícia (Orgs). O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 63-97.
SOUZA, Elias Caires de. Tonalidades emocionais emergentes nas produções de sentidos subjetivos configuradoras da aprendizagem musical. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de educação/Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.