ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAIS NA ESCOLA PRODUZINDO SUBJETIVIDADES

Autores

  • Lucielle Farias Arantes ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.123-135

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar a Teoria da Subjetividade, desenvolvida pelo psicólogo cubano González Rey na perspectiva Histórico-Cultural, e o conceito de aprendizagem criativa, cunhado pela psicóloga cubana Mitjáns Martínez a partir da teorização sobre a temática da subjetividade, como aportes relevantes à Educação Musical, sobretudo tendo-se em vista a elaboração de propostas para o ensino e a aprendizagem musicais na escola de educação básica. Tais postulados têm lugar na pesquisa de doutorado em andamento que visa desenvolver princípios de uma didática desenvolvimental da subjetividade para o ensino de Música na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GONZÁLEZ REY, Fernando L. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina et al. (Orgs). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber livros, 2012a, p. 21-41.

GONZÁLES REY, Fernando. O pensamento de Vigotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 2012b.

GONZÁLES REY, Fernando. O valor heurístico da Subjetividade na investigação psicológica. In: GONZÁLEZ REY, Fernando (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, p. 27-51.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (Orgs). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livro, 2012, p. 85-109.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. O lugar da imaginação na aprendizagem escolar: suas implicações para o trabalho pedagógico. In: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; ÁLVAREZ, Patrícia (Orgs). O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 63-97.

SOUZA, Elias Caires de. Tonalidades emocionais emergentes nas produções de sentidos subjetivos configuradoras da aprendizagem musical. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de educação/Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

ARANTES, L. F. ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAIS NA ESCOLA PRODUZINDO SUBJETIVIDADES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 123–135, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.123-135. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41940. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.