A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Ana Flávia Naves Resende Siquierolli UFU
  • Pedro Henrique Silveira UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.202-208

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O desafio de ensinar e aprender neste século leva-nos a refletir sobre o papel da escola na formação dos cidadãos e a importância dos professores para a construção de uma prática educativa que supere os padrões tradicionais. O professor precisa possuir uma postura crítico-reflexiva e ser receptivo à utilização de novas metodologias Um dos grandes problemas enfrentados no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras é a desmotivação dos estudantes, portanto fazê-los se interessar por sua própria aprendizagem é um grande desafio. A motivação é aquilo que impulsiona alguém a fazer algo, aquilo que o põe em movimento em direção aos seus objetivos. Acreditamos que a utilização de atividades lúdicas em sala de aula contribui para o despertar do interesse e da motivação dos estudantes no aprendizado de línguas estrangeiras. O lúdico é um elemento facilitador da aprendizagem de línguas estrangeiras, sendo assim é excelente recurso pedagógico para auxiliar professores no ensino de línguas estrangeiras. O termo 'lúdico' tem a sua origem na palavra latina 'ludus' e o termo dicionarizado se refere a jogo, brinquedo, divertimento. Em uma visão mais abrangente, o lúdico é eminentemente educativo e cultural, uma vez que com essa prática pode-se adquirir conhecimento. Piaget considera os jogos como meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Vygotsky valoriza o lúdico como ferramenta pedagógica fundamental ao desenvolvimento dos aspectos sociocognitivos dos estudantes, com o intuito de promover a motivação e aprendizagem mais significativa. Um ser que brinca e joga é, também, um ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. Ao brincar ele desenvolve suas potencialidades, adquire conhecimento e desenvolve a sociabilidade. O lúdico possibilita um ambiente favorável à aprendizagem, estimula a criatividade e auxilia as interações. O sistema de aprender brincando é inspirado na concepção de educação para além da instrução. Embasados nos estudos teóricos de Vygotsky e Piaget sobre ludicidade e aquisição da linguagem apresentaremos exemplos de atividades lúdicas e o seu efeito no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Buscamos atividades motivadoras, como alternativa para atingir uma aprendizagem eficaz. Esperamos que esta comunicação, que tem por finalidade apresentar os benefícios da utilização de atividades lúdicas, possa contribuir para o repensar da prática pedagógica do professor de línguas estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANCO, Olga Maria Teixeira Carvalho. A importância do lúdico para a aquisição do léxico na aprendizagem de uma segunda língua. 2015.

CORREA, Leidiniz Soares, BENTO, Raquelo Matos de Lima. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Panamericana de Ji-Paraná.

DA LÍNGUA PORTUGUESA, Minidicionário Houaiss. Organizado pelo Instituto Antonio Houaiss de Lexicografia e Bancos de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda.–2ª. Ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara F. O lúdico na educação infantil. Endereço eletrônico: http://www. centrorefeducacional. com. br/ludicoeinf. htm, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

SIQUIEROLLI, A. F. N. R.; SILVEIRA, P. H. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 202–208, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.202-208. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41965. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.