Registro pedagógico na educação infantil: elementos para a formação docente inicial e continuada
Palavras-chave:
Registro Pedagógico, Educação Infantil, Formação de Professores.Resumo
O texto parte de um projeto de pesquisa amplo em desenvolvimento desde o ano de 2011. A partir do qual se iniciou uma pesquisa com objetivo identificar a importância do registro pedagógico na formação inicial e continuada de professores (as) da Educação Infantil de uma escola pública de Uberlândia. A sua organização baseou-se no seguinte questionamento: Qual a importância do registro diante da formação, inicial e continuada, do professor de educação infantil. Optamos pelo movimento metodológico de pesquisa ação, a partir dos registros realizados pela professora, estagiária e crianças. Na finalidade de responder a questão eleita, utilizamos os seguintes referenciais: Barbosa (2008); Edwards (1999); Gandini e Edwards (2002); Freire (1983; 2003); Ostetto (2008); Ostetto e Leite (2004). O ato de registrar amparou professora e estagiária para o exercício de observar, planejar, e refletir diante do cotidiano vivido na escola. Contudo, ressaltamos que o registro pedagógico exige dedicação, esforço e coragem, uma vez que o mesmo explicita nossos acertos, limites e falhas diante do coletivo. Entendemos que o registro realizado pelos sujeitos que compõem o cenário educativo, configura-se como uma possibilidade para refletir sobre a prática pedagógica. Assim, temos uma oportunidade para nos formarmos em parceria com colegas e com as crianças, diante de situações problemas que se manifestam no cotidiano escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.