Tertúlia dialógica de artes
possibilidades para ampliar o ensino de artes a partir da leitura do mundo
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64557Palavras-chave:
Democratização da educação, Arte, Prática pedagógica, Formação de professores, AprendizagemResumo
Este texto tem a finalidade de apresentar a tertúlia dialógica de artes (TDA) e suas possibilidades para ampliar o ensino das artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental. A TDA é uma atividade cultural e educativa fundamentada no conceito de aprendizagem dialógica, partindo do pressuposto de que as interações e o diálogo são a chave para a aprendizagem contemporânea. O estudo recorreu a procedimentos da metodologia comunicativa de pesquisa para coleta, análise e interpretação de dados obtidos com crianças, suas professoras e coordenadora de uma escola situada em município do interior brasileiro. Os principais resultados destacaram desafios e limitações em torno do ensino de artes na escola, a leitura dialógica de imagens como meio de aprender e ensinar artes e as transformações desencadeadas no cotidiano da escola pela aproximação das artes visuais. As conclusões corroboraram a necessidade de ampliar o ensino de artes na escola brasileira, podendo contar com as possibilidades da TDA para superar lacunas da prática docente e integrar dimensões cognitivas, estéticas, afetivas e sociais desde os anos iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Referências
ANDRE, Carminda Mendes. O que pode a performance na escola?. Cad. CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 83-106, Abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168671.
ARAUJO, Gustavo Cunha de. Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e174612, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100433&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144174612.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, atividade de estudo e educação artística: um estudo de caso. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 23, e192457, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019012457.
AUBERT, Adriana; FLECHA, Ainhoa; GARCÍA, Carme; FLECHA, Ramón; RACIONERO, Sandra. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. Barcelona: Hipatia Editorial S. A., 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. Four Essays. Austin: University of Texas Press, 1981.
BARROS-DEL RIO, Maria Amor; ALVAREZ, Pilar; MOLINA ROLDAN, Silvia. Implementing Dialogic Gatherings in TESOL teacher education. Inovation in Language Learning and Teaching. P. 1-12, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17501229.2020.1737075.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. 2ª ed. ver. Porto Alegre: Editora Zouk, 2011.
BUSLON, Nataly; GAIRAL, Regina; LEÓN, Susana; PADRÓS, Maria; REALE, Emanuela. The Scientific Self-Literacy of Ordinary People: Scientific Dialogic Gatherings. Qualitative Inquiry. v. 26, Edição 8-9, p. 977-982, n. 1077800420938725, Jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1077800420938725.
CORDEIRO, Ana Paula; ARAÚJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Formação de professores para a educação básica e o ensino da arte: caminhos possíveis. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-21, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.17738.062.
CUNHA, Antônio G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.
DÍEZ-PALOMAR, Javier. Dialogic mathematics gatherings: encouraging the other women’s critical thinking on numeracy. ZDM Mathematics Education. 52, 473–487, Set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-019-01092-2.
FERNANDES JUNIOR, Marco Antonio João; CALUZI, João José. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 26, e20045, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200045.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 34ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 4ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S. A., 2006.
GASTYNE, Michèle de. Creative and Critical Thinking, and Ways to Achieve It. Journal of Interdisciplinary Studies in Education. v. 9, n. SI, p. 152-177, 2020. Disponível em: https://www.ojed.org/index.php/jise. Acesso em: 07 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.32674/jise.v9iS(1).1785.
GIROTTO, Vanessa Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues de. O ensino da leitura em sala de aula com crianças: a tertúlia literária dialógica. Revista Inter Ação, vol. 37, n.1, p. 67–84, 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/18869. Acesso em: 14 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18869.
GOMBRICK, Ernest Hans. A história da arte. Trad. Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro LTC, 2018.
GÓMEZ, Jesús; LATORRE, Antonio; SÁNCHEZ, Montse; FLECHA, Ramón. Metodologia comunicativa crítica. Barcelona, Espanha: Hipatia, 2006.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa. 2ª ed. Madrid: Taurus, 2002, v. I, Racionalidad de la acción y racionalización social.
HADZIGEORGIOU, Yannis; SKOUMIOS, Michael. The Development of Environmental Awareness through School Science: Problems and Possibilities. International Journal of Environmental & Science Education, v. 8, 405-426, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1016851. Acesso em: 07 mar. 2021.
JESUS, Joaquim. O lugar do olhar. A cianotipia no ensino em artes visuais. Porto: Universidade do Porto Editorial, vol. 24, 2011 (Série Para Saber).
KASHEKOVA, Irina Emilyevna; KOLOSOVA, Svetlana Nikolaevna. In Continuation of the Discussion about Ratio Science and Human Knowledge in the Education of Modern Man. International Environmental & Science Education. v. 11, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.ijese.net/makale_indir/IJESE_1729_article_585d25ebdf2ab.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.
MAHMOUDI, Sirous. JAFARI, Ebrahim; NASRABADI, Hasan Ali. LIAGHATDAR, Mohmmd Javad. Holistic Education: An Approach for 21 Century. International Education Studies. V. 5, n. 2; April 2012. Disponível em: http://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/17024. Acesso em: 07 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5539/ies.v5n3p178.
MARAURI CEBALLOS, Jesús; VILLAREJO CARBALLIDO, Beatriz; GARCIA CARRIÓN, Rocío. Las Tertulias Teológicas Dialógicas en Educación Primaria: Aprendizaje y Enseñanza de la Religión en un Espacio Dialógico. Social and Education History, v. 9, n. 2, p. 201-223, Mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17583/hse.2020.4914.
MELLO, Roseli R. de; BRAGA, Fabiana, M.; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos, SP: EDUFSCar, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788576003731.
RUIZ-EUGENIO, Laura; PUIGVERT, Lídia; RIOS, Oriol. CISNEROS, Rosa Maria. Communicative Daily Life Stories: Raising Awareness About the Link Between Desire and Violence. Qualitative Inquiry. v. 26, Edição 8-9, p. 1003-1009. n. 1077800420938880. Jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177%2F1077800420938880.
SHOKOROVA, Larisa Vladimirovna; KISELEVA, Natalia Egorovna; BATSYNA, Oksana Alexandrovna. The Role of Pre-Teritiary Artistic Training in the Vocational Self-Determination of Enrollees. International Journal of Environmental & Science Education. 2016, v. 11, n. 15, Disponível em: http://www.ijese.net/makale_indir/IJESE_1111_article_57f935f69840e.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.
SINTONEN, Sara. Bringing Mythical Forests to Life in Early Childhood Education. International Journal of Early Childhood Environmental Education, 7(3), p. 62, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/335969309.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.
SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. Estudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidos. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 46, n. 161, p. 756-782, Set. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053143440.
VALLS, Rosa; SOLER, Marta; FLECHA, Ramón. Lectura dialógica: interacción es que mejoran y aceleran la lectura. Revista Ibero Americana de Educación. N. 46, p. 71-887, 2008. Disponível em: http://elearning3.hezkuntza.net/015253/pluginfile.php/1501/mod_resource/content/1/Artikuluak/_lectura-1.pdf. Acesso em: 14 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.35362/rie460717.
VICTORIO FILHO, Aldo; BULCAO, Heloisa Lyra; BATISTA, Leonardo Moraes. O Espaço na/da Arte e na/da Educação como (Re)Existência. Educ. Real., Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84913, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684913.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Psicologia da arte. Trad. Paulo Bezerra. São Pulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. 2ª ed. Madrid: Ed. Visor Distr. S. A. 2000, tomo III, Historia del Desarrollo de las funciones psíquicas superiores.
ZUCCOLI, Franca. Formar-se com Arte entre Museu e Pré-escola. Educ. Real., Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1045-1060, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623651713.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.