Trabalho de campo no curso de licenciatura em Geografia
o fazer da Educação Ambiental e as suas contribuições para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.65082Palavras-chave:
Geografia Física. Formação Docente. Trabalho de Campo. Educação Ambiental.Resumo
O objetivo deste trabalho é debater, criticamente, a importância do trabalho de campo na formação do docente em Geografia, elencar as contribuições do trabalho de campo no desenvolvimento da Educação Ambiental a partir de experiência realizada na disciplina de Hidrografia e refletir sobre os desdobramentos da atividade de campo na formação profissional por meio do Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Este trabalho é fruto da articulação entre os principais recortes temáticos desenvolvidos em sala de aula, trabalho de campo na área de Geografia Física e as contribuições da articulação teoria-prática na formação docente, para os quais foram realizadas revisões bibliográficas, associada ao trabalho de campo realizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros e no Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros. Conclui-se que os debates e a ida ao campo possibilitaram reflexão crítica no que diz respeito à relação sociedade e natureza, bem como a urgência em se trabalhar os conceitos estruturadores da ciência geográfica articulados com a Educação Ambiental na prática docente, promovendo, ademais, a compreensão necessária acerca do tema sustentabilidade ambiental.
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