Ensino e autoria: Sobre a elaboração de material didático para um curso de produção oral no Programa ISF

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Brito UFU
  • Pedro Henrique Silveira UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018v20.n.3.45981

Palavras-chave:

Formação de professores; material didático; ensino de língua inglesa.

Resumo

Este trabalho visa discutir resultados parciais de um projeto de desenvolvimento de material didático para ensino de língua inglesa, em um NucLi do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) de uma universidade pública mineira. Mais especificamente interessa-nos: (i) apresentar os objetivos e a forma de implementação do referido projeto; (ii) descrever e analisar a produção do material didático para o curso de Produção Oral: Entrevistas; e (iii) problematizar as percepções da coordenadora pedagógica e dos professores bolsistas do programa acerca da experiência de elaboração de material. A produção do material didático, bem como o olhar que agora lançamos ao projeto, é balizada por uma concepção enunciativa-discursiva de linguagem e pelos estudos em Linguística Aplicada. Nossas análises sugerem que a elaboração do material didático se constitui como processo tenso-conflitivo de produção e resistência, ao demandar dos professores bolsistas a inscrição em distintas posições discursivas, a saber: a de professores de língua inglesa e a de produtores de material.

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Publicado

2019-02-13

Como Citar

BRITO, C. C. de P. B.; SILVEIRA, P. H. Ensino e autoria: Sobre a elaboração de material didático para um curso de produção oral no Programa ISF. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 44–60, 2019. DOI: 10.14393/OT2018v20.n.3.45981. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45981. Acesso em: 22 jul. 2024.