Ensino e autoria: Sobre a elaboração de material didático para um curso de produção oral no Programa ISF

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Brito UFU
  • Pedro Henrique Silveira UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018v20.n.3.45981

Palavras-chave:

Formação de professores; material didático; ensino de língua inglesa.

Resumo

Este trabalho visa discutir resultados parciais de um projeto de desenvolvimento de material didático para ensino de língua inglesa, em um NucLi do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) de uma universidade pública mineira. Mais especificamente interessa-nos: (i) apresentar os objetivos e a forma de implementação do referido projeto; (ii) descrever e analisar a produção do material didático para o curso de Produção Oral: Entrevistas; e (iii) problematizar as percepções da coordenadora pedagógica e dos professores bolsistas do programa acerca da experiência de elaboração de material. A produção do material didático, bem como o olhar que agora lançamos ao projeto, é balizada por uma concepção enunciativa-discursiva de linguagem e pelos estudos em Linguística Aplicada. Nossas análises sugerem que a elaboração do material didático se constitui como processo tenso-conflitivo de produção e resistência, ao demandar dos professores bolsistas a inscrição em distintas posições discursivas, a saber: a de professores de língua inglesa e a de produtores de material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. (1953). Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. (Volochinov). (1929). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 7ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

BAKHTIN, M. O discurso em Dostoiévski. In: Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRITO, C. C. P. Entretecendo vozes na (re)escrita de diários reflexivos de professores de línguas em formação inicial. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, n. 2, p. 65-83, 2012.

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p65

CELANI, M. A. A. A relevância da Linguística Aplicada na formulação de um Política Educacional Brasileira. In: FORTKAMP, M. B. M. Aspectos da Linguística Aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Bohn. Florianópolis: Insular, 2008. p. 17-32.

CRAWFORD, J. The role of materials in the language classroom: finding the balance. In: RICHARDS, J.C.; RENANDYA, W. A. Methodology in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 80-91.

https://doi.org/10.1017/CBO9780511667190.013

FABRÍCIO, B. F. Processos de ensino-aprendizagem, educação linguística e descolonialidade. In: ZOLIN-VESZ, F. (Org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidades no mundo contemporâneo – vol. 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 15-38.

FIAD, R. S. A escrita na Universidade. Revista da Abralin, v. 10, n. 4, p. 358-369, 2011.

https://doi.org/10.5380/rabl.v10i4.32436

GRIGOLETTO, M. Seções de leitura no livro didático de língua estrangeira: lugar de interpretação? In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999. p. 79-91.

GUILHERME, M. F. F. Ensino de línguas estrangeiras e formação de professores: deslocamentos epistemo-pragmáticos numa perspectiva celaniana. In: SZUNDY, P. T. C. e BÁRBARA, L. Maria Antonieta Alba Celani e a Linguística Aplicada: pesquisadores-multiplicadores em (inter)ações. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 37-56.

HASHIGUTI, S. T. O corpo nas imagens em livros didáticos de língua inglesa: repetição e regularização de sentidos. In: HASHIGUTI, S. T. (Org.). Linguística aplicado ao ensino de línguas estrangeiras: práticas e questões sobre e para a formação docente. Curitiba: CRV, 2013. p. 35-54.

https://doi.org/10.24824/978858042755.4

KIRSCH, W.; SARMENTO, S. Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program. BELT – Brazilian English Language Teaching Journal, v. 9, n. 1, p. 115-132, 2018.

MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. In: BRASIL. INEP. Livro didático e qualidade de ensino. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, 1996. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1036/938. Acesso em 11 de nov. de 2018.

MAGNO E SILVA, W. Livros didáticos: fomentadores ou inibidores da autonomização? In: DIAS, R. e CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 57-78.

MELO, L. C.; GONÇALVES, A.V.; SILVA, W. R. Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, n. 1, p. 95-119, 2013.

https://doi.org/10.1590/S2176-45732013000100007

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Lingüística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: ______. Por uma lingüística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 85-107.

PENNYCOOK, A. Beyond (F)utilitarianism: English “as” academic purpose. Hong Kong papers in linguistics and language teaching, 17, p. 13-23, 1994.

RICHARDS, J. C. The role and design of instructional materials. In: ______. Curriculum Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 251-285.

https://doi.org/10.1017/CBO9780511667220.010

SALAS, M. R. English Teachers as Materials developers. Actualidades Investigativas enEducación, v.4, n. 2, p. 1-17, 2004. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/26429759_English_Teachers_as_materials_developers Acesso em 09 de nov. de 2018.

SARMENTO, S., KIRSCH, W. Inglês Sem Fronteiras: uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores a partir do trabalho docente. Ilha do Desterro, v. 68, n. 1, p. 47-59, 2015.

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p47

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D.; MORAES FILHO, W. (Orgs.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

TOMLINSON, B. Materials development for language learning and teaching. Language Teaching, 45, p. 143-179, 2012.

https://doi.org/10.1017/S0261444811000528

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

BRITO, C. C. de P. B.; SILVEIRA, P. H. Ensino e autoria: Sobre a elaboração de material didático para um curso de produção oral no Programa ISF. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 44–60, 2019. DOI: 10.14393/OT2018v20.n.3.45981. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45981. Acesso em: 23 dez. 2024.