REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NO CONTEXTO DAS CRECHES MUNICIPAIS DE TOCANTINÓPOLIS: REALIDADES EM DESTAQUE

Autores

  • Juliane Gomes Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • André Teixeira Cordeiro Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.11-25

Palavras-chave:

Literatura infantil, Creche, Criança.

Resumo

O estudo aborda a temática da literatura infantil no espaço da Creche, tendo por lócus de investigação duas instituições do município de Tocantinópolis - TO. Tem por objetivo refletir acerca do uso da literatura infantil no contexto das Creches municipais da referida cidade, as quais serão identificadas por Creche 01 e Creche 02, tecendo uma análise em torno dos aspectos que perpassam sua utilização nessa etapa educativa, acentuando elementos tais como: o uso do acervo literário nessas realidades, a intencionalidade das educadoras no trabalho com a literatura, dentre outros. A metodologia da investigação empreendida baseia-se na observação em sala de aula, aplicação de questionários para as professoras, pesquisa documental e entrevista com gestores das instituições. Assim, verificou-se que o arcabouço literário infantil constitui um referencial amplamente utilizado no exercício constante da ação docente nos espaços institucionais investigados, sendo utilizado com as mais diferentes intenções: estímulo ao desenvolvimento de habilidades, descontração do público infantil, e como elemento essencial no processo de formação do leitor. Nas atividades desenvolvidas nas Creches, é ratificada a importância atribuída pelas professoras à literatura infantil, expressa pela compreensão por parte das educadoras das influências e das contribuições desta na formação da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Gomes Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia - Universidade Federal do Tocantins (2015). Membro fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos afro-brasileiros (NEAF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Prática Educacional (GEPPPE). Atualmente é aluna do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Fundação Universidade Federal do Tocantins - Câmpus de Palmas e membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. Áreas de estudo: Educação básica com ênfase na Educação Infantil; Relações étnico-raciais; Formação de professores; Literatura infantil

André Teixeira Cordeiro, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo - USP (2003-2008), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (2000-2003), Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1993-1997), Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1998-2002). Atua na graduação em Pedagogia (Literatura Infanto-juvenil e Metodologia da linguagem) no campus de Tocantinópolis e no Mestrado em Letras (Ensino de literatura e outras linguagens) no campus de Araguaína.Parecerista do LL JOURNAL, Revista de Língua e Literatura Hispânica e Luso-brasileira da City University of New York

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis- RJ: Vozes, 1993.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2010.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KAERCHER, Gládis E. E por falar em literatura... In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, Gladis Pedersen de. A literatura e a magia da arte de contar histórias. Porto Alegre: Olsen, 2013.

PINTO, Ivone Maciel. Docência inovadora na universidade. 2011. 365 fls. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SÃO PAULO/Prefeitura Municipal. Guia pedagógico. Ler e escrever. Parte I, 2010.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOSA, Jesualdo. A literatura infantil. Tradução James Amado. São Paulo: Cultrix; Universidade de São Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

SOUSA, J. G.; CORDEIRO, A. T. REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NO CONTEXTO DAS CRECHES MUNICIPAIS DE TOCANTINÓPOLIS: REALIDADES EM DESTAQUE. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 11–25, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.11-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/32670. Acesso em: 22 nov. 2024.