REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NO CONTEXTO DAS CRECHES MUNICIPAIS DE TOCANTINÓPOLIS: REALIDADES EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.11-25Palavras-chave:
Literatura infantil, Creche, Criança.Resumo
O estudo aborda a temática da literatura infantil no espaço da Creche, tendo por lócus de investigação duas instituições do município de Tocantinópolis - TO. Tem por objetivo refletir acerca do uso da literatura infantil no contexto das Creches municipais da referida cidade, as quais serão identificadas por Creche 01 e Creche 02, tecendo uma análise em torno dos aspectos que perpassam sua utilização nessa etapa educativa, acentuando elementos tais como: o uso do acervo literário nessas realidades, a intencionalidade das educadoras no trabalho com a literatura, dentre outros. A metodologia da investigação empreendida baseia-se na observação em sala de aula, aplicação de questionários para as professoras, pesquisa documental e entrevista com gestores das instituições. Assim, verificou-se que o arcabouço literário infantil constitui um referencial amplamente utilizado no exercício constante da ação docente nos espaços institucionais investigados, sendo utilizado com as mais diferentes intenções: estímulo ao desenvolvimento de habilidades, descontração do público infantil, e como elemento essencial no processo de formação do leitor. Nas atividades desenvolvidas nas Creches, é ratificada a importância atribuída pelas professoras à literatura infantil, expressa pela compreensão por parte das educadoras das influências e das contribuições desta na formação da criança.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis- RJ: Vozes, 1993.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2010.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KAERCHER, Gládis E. E por falar em literatura... In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Gladis Pedersen de. A literatura e a magia da arte de contar histórias. Porto Alegre: Olsen, 2013.
PINTO, Ivone Maciel. Docência inovadora na universidade. 2011. 365 fls. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
SÃO PAULO/Prefeitura Municipal. Guia pedagógico. Ler e escrever. Parte I, 2010.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOSA, Jesualdo. A literatura infantil. Tradução James Amado. São Paulo: Cultrix; Universidade de São Paulo, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.