INCURSÃO HISTÓRICA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

DA EXCLUSÃO À PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.2.67851

Palavras-chave:

Educação Especial, Política da Educação Especial, Educação Inclusiva.

Resumo

A assistência às pessoas com deficiência no Brasil teve seu início no período Imperial, com o surgimento de duas instituições especializadas para as pessoas cegas e surdas. No entanto, somente no início do século XX, surgem os serviços destinados ao atendimento especializado às diferentes necessidades das pessoas com deficiência. Na trajetória de políticas educacionais especiais, por meio da Constituição Federal de 1988, ocorreram mudanças significativas na educação escolar para as pessoas com deficiência. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) tem seu início em 2008, dando ênfase à Educação Especial como modalidade de ensino. Sendo assim, as discussões envolvendo essa temática inserem-se em diferentes etapas da educação básica, assim como no ensino superior. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI)  caracterizou-se como uma mola propulsora no processo de inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD), desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. A PNEEPI pressupõe a garantia não somente do acesso ao ensino regular, mas também a garantia da permanência e da aprendizagem em todos os níveis de ensino. Diante do exposto, o presente artigo de revisão intenta apresentar e resgatar a incursão histórica da política de Educação Especial no Brasil.

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Biografia do Autor

Catia Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Porto Alegre.

Fonoaudióloga, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Mestranda no Programa de Pós-
Graduação em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Informática na Educação - PGIE/ UFRGS
CRB10/1405 Professora Associada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora e Orientadora no Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (PPgECi) da UFRGS.
Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS.

Membro da Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Desinformação em Saúde da Procuradoria Regional da República da 4ª Região do Ministério Público Federal (MPF).

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

VAZ, C.; BRASIL ESTABEL, L. INCURSÃO HISTÓRICA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À PERSPECTIVA INCLUSIVA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1–17, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.2.67851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/67851. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção atemática