Desafios profissionais da equipe especializada de apoio à aprendizagem frente à pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61576Palavras-chave:
Equipe multidisciplinar, Pandemia, Apendizagem, Atuação pedagógicaResumo
Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados pela Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA na atuação em uma escola da rede pública, no contexto do Programa Escola em Casa-DF, implementado para atender as necessidades emergenciais decorrentes da pandemia da COVID-19. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com base nos pressupostos teóricos da psicologia cultural-histórica mediante observações reflexivas, registro em diário de campo e dinâmicas conversacionais com a psicóloga e a pedagoga da equipe, atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Concluímos que, embora ainda predomine uma educação conteudista, esta tem sido tensionada pela situação de distanciamento social, que requer integrar o ensino às tecnologias digitais. Em meio aos problemas decorrentes do ineditismo do momento vivido, a equipe se reinventou, desenvolvendo ações e relações pedagógicas de acolhimento, afetividade, criatividade e sociabilidade para dar suporte aos professores, alunos e famílias. Evidenciamos que a nova configuração de trabalho da equipe favoreceu deslocamentos simbólico-emocionais geradores de novas produções subjetivas na comunidade escolar que possibilitaram um clima emocional favorável à retomada das atividades pedagógicas num enfrentamento coletivo da nova realidade de trabalho, oportunizando um viés para retomada do debate sobre a interface tecnologia e educação e o papel social da escola.
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