Alfabetiza Tchê: repercussões e tensões

Autores

  • Taciana Uecker UFSM Autor
  • Daniela da Veiga Autor
  • Gabriela Nogueira Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.75380

Palavras-chave:

Programa Alfabetiza Tchê, Alfabetização., Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar e analisar as repercussões e tensões do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização – Alfabetiza Tchê, que está sendo promovido pelo estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Instituto Natura, a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, fortalecendo as parcerias público-privadas. No âmbito do programa, há a formação de professores da pré-escola, na Educação Infantil, e a formação dos professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A produção e o tratamento dos dados seguiram uma abordagem qualitativa e documental, pautada nos princípios da análise do conteúdo de documentos oficiais do site do Governo do Estado, e não oficiais, como reportagens, matérias e notícias de jornais, bem como materiais do curso de formação continuada do programa. O texto apresenta dados iniciais, tendo em vista que se trata de um programa novo no estado. Contudo, observa-se uma perspectiva neoliberal e meritocrática, uma vez que o programa retira do estado sua responsabilidade com a educação e promove, por meio de avaliações de larga escala, rankiamento entre as escolas e premiações para as que tiverem melhores resultados. Além disso, imputa às escolas premiadas a responsabilidade de auxiliar as demais que não tiveram resultados promissores. 

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Biografia do Autor

  • Taciana Uecker, UFSM

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE/UFSM. Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. Especialização em Gestão e Supervisão Educacional/ CENSUPEG. Licenciada em Pedagogia/UFSM. Curso técnico integrado ao ensino médio - Curso Normal/IEEGCK. Possui vários cursos na área da Educação, bem como experiência profissional na Educação Básica - em turmas de Educação Infantil e alfabetização; Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA e Graduação. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas; docência; formação de professores; educação infantil; crianças e infâncias; in/exclusão; políticas públicas, Atualmente é professora da Rede Municipal de Santa Maria- RS, e, produtora de encontros de formações e palestras com professores da Educação Infantil e Anos Iniciais.

  • Daniela da Veiga

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS(2024) É especialista em Gestão Escolar pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUC-RS. É especialista em Alfabetização e letramento pela Universidade Federal de Rio Grande- FURG(2024) E em 2024, está cursando especialização em Docência na Educação Infantil na UEPG-Paraná(conclusão em 2024)Experiência em alfabetização, Educação Infantil, Processos de Ensino e Aprendizagem, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

  • Gabriela Nogueira

    Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento GEALI, pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG. Faz parte da Rede Nacional de Alfabetização ALFAREDE e da Rede de Laboratórios de Alfabetização - ALFALabs. É presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF eMembro da Editoria Científica da RBEP/INEP.É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-2011) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2001). Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos, na University of Illinois at Urbana-Champaign de janeiro a dezembro de 2016 e na University of Canterbury - Nova Zelândia. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

Alfabetiza Tchê: repercussões e tensões. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.1.75380. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/75380. Acesso em: 14 maio. 2025.

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