POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS À PRÁTICA REFLETIDA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Tiago Soares Alves Universidade Federal de Uberlândia/MG
  • Leandro Rezende Universidade Federal de Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.24.47-75

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Proposta Político-Pedagógica.

Resumo

O objetivo do presente artigo é socializar os fundamentos e práticas da implementação de um proposta político-pedagógica da educação física enquanto área de conhecimento específica da Educação Infantil. A concepção de infância aqui apresentada reconhece os alunos como sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem e, o professor como um legítimo mediador e responsável por orientá-los na compreensão da realidade e da sua própria afirmação enquanto ser social. Dessa forma, a Educação Física, concebida dentro desse processo, pode contribuir para que o estudante se reconheça como sujeito de diversas possibilidades de movimento, o sentido historicamente atribuído aos movimentos que o precederam e que o possibilite dar sentido ao seu próprio movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Soares Alves, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Unidade Especial de Ensino "Escola de Educação Básica" (ESEBA), área de Educação Física.

Leandro Rezende, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Unidade Especial de Ensino "Escola de Educação Básica" (ESEBA), área de Educação Física.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

ALVES, T. S.; REZENDE, L. POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS À PRÁTICA REFLETIDA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL NA INFÂNCIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 47–75, 2016. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.24.47-75. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31842. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)