O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas

Autores/as

  • Míriam Martinez Guerra Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila Santos Andrade UFT

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-12

Palabras clave:

Léxico, Ensino, Lexicologia

Resumen

O presente artigo foca a questão do léxico no ensino de língua, baseando-se nos estudos advindos da área de conhecimento da Lexicologia. Buscamos refletir sobre o ensino do léxico e alguns pontos fundantes da Lexicologia. Parte-se do princípio de que o ensino de língua, em especial o ensino de língua materna, tem presenciado um cenário de fracasso escolar, mostrado pelos índices educacionais nacionais. Isto tem sido fato propulsor para se pensar sobre um panorama de transformação para o ensino. Tanto estudiosos quanto documentos oficiais que tratam da educação básica têm pensado no ensino com perspectiva de mudanças. A Lexicologia, enquanto área do conhecimento que trata diretamente da língua, pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de língua, em especial, o de língua portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Míriam Martinez Guerra, Universidade Federal do Tocantins

Formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista. Professora de língua inglesa. Mestranda do programa de pós graduação em Letras - Mestrado em Ensino de Línguas e Literatura.

Karylleila Santos Andrade, UFT

UFT

Publicado

2012-06-29

Cómo citar

GUERRA, M. M.; ANDRADE, K. S. O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 226–241, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14573. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.