Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-11Palavras-chave:
Toponimia, Interdisciplinaridade, Metáfora de rede.Resumo
O estudo toponímico apenas pode ser compreendido e apreendido a partir dos fios tecidos sob os olhares de diversos saberes. Fruto de um movimento de aglutinação de aspectos sociohistóricos, culturais, geográficos e linguísticos, os nomes de lugares revelam a origem e a dinâmica dos lugares; tornando rica a maneira pelo qual os atores sujeitos se utilizam da linguagem para imprimir no espaço uma variedade de significados. A proposta do trabalho é compreender o estudo da toponímia numa perspectiva interdisciplinar, considerando a abordagem da metáfora de rede. Para realizar essa discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 2004) no campo da toponímia, os estudos de Fazenda (2001), (2008), (2009) e Morin (1990) no campo da interdiciplinaridade, e a teoria da metáfora de rede terá como base as referências de Alves (2001) e Azevedo (2002).
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.