A definição de adjetivos em dicionários do PNLD

um olhar metalexicográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-34

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, PNLD, Definições

Resumo

Com este artigo, analisam-se, numa perspectiva descritiva, as definições de palavras lexicais que se enquadram na categoria dos adjetivos registradas em dois dicionários do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, quais sejam: Dicionário Escolar da academia brasileira de Letras - Bechara (2011) – tipo 3, e Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara - Bechara (2011) – tipo 4. Para tanto, este texto é fundamentado por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia geral e da Lexicografia Pedagógica, considerando, especificamente, os princípios que regem a definição lexicográfica e os tipos de definição apresentados por Porto Dapena (2002). Os resultados demonstram que tais princípios evidenciam a importância de considerá-los no processo de elaboração de definições lexicográficas, sempre de acordo com os diferentes tipos de definições existentes. Tanto esses princípios como a diversidade de tipologias de definições permitem aos lexicógrafos a adoção de parâmetros organizacionais em conformidade com os objetivos da obra e seu público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ludymilla Tessari Dutra Rodrigues, UFMS

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Três Lagoas.

Bruna Aparecida Oliva dos Anjos, UFMS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Três Lagoas.

Renato Rodrigues-Pereira, UFMS

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BARBOSA, M. A. Estrutura, funções e processos de produção de dicionários terminológicos multilíngues. Revista do GELNE. Ano 1, nº 2, 1999.

BECHARA, E. Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa / Evanildo Bechara (organizador), - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011a.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara / Evanildo Bechara. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011b.

BIDERMAN, M. T. C. A ciência da lexicografia. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 28, n. 1, 2001.

BIDERMAN, M. T. C. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnicas. In.: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2001. p. 131–144.

BIDERMAN, M. T. C. A definição lexicográfica. Terminologia, Porto Alegre, n. 10, p. 23-43, 1993.

BORBA, F. S. Organização de dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: Editora UNESP, 2003

BOSQUE, I. Sobre la teoría de la definición lexicográfica. Verba. Anuario Galego de Filoloxía. Vol. 9, p. 105-123, 1982.

CASARES, J. Introducción a la Lexicografía Moderna. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Colección Textos Universitarios, n. 17, 1969.

DURAN, M. S. Parâmetros para a elaboração de dicionários bilíngues de apoio à codificação escrita em línguas estrangeiras. 2008. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2008.

DURAN, M. S.; XATARA, C. M. Lexicografia Pedagógica: atores e interfaces. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002

HAENSCH, G. et al. La Lexicografía. De la Lingüística teórica a la Lexicografía práctica. Madrid: Editorial Gredos, 1982.

HARTMANN, R. Teaching and Researching Lexicography. London: Longman, 2001.

HERNANDÉZ, H. Los diccionarios de orientación escolar. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1989. DOI https://doi.org/10.1515/9783111340562

KRIEGER, M. da G. In: XATARA, C.; BEVILACQUA, C. R.; HUMBLÉ, P. R. (org). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

KRIEGER, M. da G. Políticas públicas e dicionários para escola: o Programa Nacional do Livro Didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 18, p. 235-252, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/issue/view/441/showToc. Acesso em: 12 jun. 2021.

LARA, L. F. Teoría del diccionario monolingüe. México: El Colegio de México, 1997.

MOLINA GARCÍA, D. Fraseología bilingüe: un enfoque lexicográfico-pedagógico. Granada: Editorial COMARES, 2006.

PEREIRA, R. R. Estrutura Lexicográfica. In. PEREIRA, R. R. O dicionário pedagógico e a homonímia: em busca de parâmetros didáticos. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.

PORTO DAPENA, J. Á. Manual de Técnica Lexicográfica. Madrid: Arco/Libros S.A., 2002.

PORTO DAPENA, J. Á. La definición lexicográfica. Madrid: Arco/Libros S.A., 2014.

RANGEL, E. de O. Com direito a palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação Básica, 2012.

RANGEL, E. de O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da “proposta lexicográfica”. In: CARVALHO, O. L. de S.; BAGNO, M. (org.). Dicionários escolares: políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 37-60.

RODRIGUES-PEREIRA, R. Parâmetros para a organização lexicográfica de formas homônimas não homófonas destinados a dicionários pedagógicos. In: RODRIGUES-PEREIRA, R.; COSTA, D. de S. S. (org.). Estudos em Lexicografia: aspectos teóricos e práticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

SABINO, L. M. Letramento lexicográfico: o dicionário no ensino do léxico e o potencial didático para a inscrição do aluno no mundo da escrita. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.

SECO, M. Estudios de lexicografía española. Madrid: Gredos, 2003.

WEINREICH, U. Definição lexicográfica em semântica descritiva. Tradução de Maria Cecília P. Barbosa Lima. Alfa, São Paulo 28 (supl.): 103-118, 1984.

WELKER, H. A. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008.

WERNER, R. Léxico y teoría general del lenguaje. In: La Lexicografía: de la lingüística teórica a la lexicografía práctica. Madrid: Gredos, 1982. p. 21-94.

WIEGAND, H. E. On the structure and contents of a general theory of lexicography. LEXeter '83: proceedings, 1984. DOI https://doi.org/10.1515/9783111593166-005

Downloads

Publicado

27.07.2023

Como Citar

RODRIGUES, L. T. D.; ANJOS, B. A. O. dos; RODRIGUES-PEREIRA, R. A definição de adjetivos em dicionários do PNLD: um olhar metalexicográfico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1734, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-34. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/69272. Acesso em: 21 nov. 2024.