A definição de adjetivos em dicionários do PNLD
um olhar metalexicográfico
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-34Palavras-chave:
Lexicografia Pedagógica, PNLD, DefiniçõesResumo
Com este artigo, analisam-se, numa perspectiva descritiva, as definições de palavras lexicais que se enquadram na categoria dos adjetivos registradas em dois dicionários do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, quais sejam: Dicionário Escolar da academia brasileira de Letras - Bechara (2011) – tipo 3, e Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara - Bechara (2011) – tipo 4. Para tanto, este texto é fundamentado por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia geral e da Lexicografia Pedagógica, considerando, especificamente, os princípios que regem a definição lexicográfica e os tipos de definição apresentados por Porto Dapena (2002). Os resultados demonstram que tais princípios evidenciam a importância de considerá-los no processo de elaboração de definições lexicográficas, sempre de acordo com os diferentes tipos de definições existentes. Tanto esses princípios como a diversidade de tipologias de definições permitem aos lexicógrafos a adoção de parâmetros organizacionais em conformidade com os objetivos da obra e seu público-alvo.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, M. A. Estrutura, funções e processos de produção de dicionários terminológicos multilíngues. Revista do GELNE. Ano 1, nº 2, 1999.
BECHARA, E. Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa / Evanildo Bechara (organizador), - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011a.
BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara / Evanildo Bechara. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011b.
BIDERMAN, M. T. C. A ciência da lexicografia. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 28, n. 1, 2001.
BIDERMAN, M. T. C. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnicas. In.: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2001. p. 131–144.
BIDERMAN, M. T. C. A definição lexicográfica. Terminologia, Porto Alegre, n. 10, p. 23-43, 1993.
BORBA, F. S. Organização de dicionários: uma introdução à lexicografia. São Paulo: Editora UNESP, 2003
BOSQUE, I. Sobre la teoría de la definición lexicográfica. Verba. Anuario Galego de Filoloxía. Vol. 9, p. 105-123, 1982.
CASARES, J. Introducción a la Lexicografía Moderna. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Colección Textos Universitarios, n. 17, 1969.
DURAN, M. S. Parâmetros para a elaboração de dicionários bilíngues de apoio à codificação escrita em línguas estrangeiras. 2008. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2008.
DURAN, M. S.; XATARA, C. M. Lexicografia Pedagógica: atores e interfaces. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002
HAENSCH, G. et al. La Lexicografía. De la Lingüística teórica a la Lexicografía práctica. Madrid: Editorial Gredos, 1982.
HARTMANN, R. Teaching and Researching Lexicography. London: Longman, 2001.
HERNANDÉZ, H. Los diccionarios de orientación escolar. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1989. DOI https://doi.org/10.1515/9783111340562
KRIEGER, M. da G. In: XATARA, C.; BEVILACQUA, C. R.; HUMBLÉ, P. R. (org). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
KRIEGER, M. da G. Políticas públicas e dicionários para escola: o Programa Nacional do Livro Didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 18, p. 235-252, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/issue/view/441/showToc. Acesso em: 12 jun. 2021.
LARA, L. F. Teoría del diccionario monolingüe. México: El Colegio de México, 1997.
MOLINA GARCÍA, D. Fraseología bilingüe: un enfoque lexicográfico-pedagógico. Granada: Editorial COMARES, 2006.
PEREIRA, R. R. Estrutura Lexicográfica. In. PEREIRA, R. R. O dicionário pedagógico e a homonímia: em busca de parâmetros didáticos. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.
PORTO DAPENA, J. Á. Manual de Técnica Lexicográfica. Madrid: Arco/Libros S.A., 2002.
PORTO DAPENA, J. Á. La definición lexicográfica. Madrid: Arco/Libros S.A., 2014.
RANGEL, E. de O. Com direito a palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação Básica, 2012.
RANGEL, E. de O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da “proposta lexicográfica”. In: CARVALHO, O. L. de S.; BAGNO, M. (org.). Dicionários escolares: políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 37-60.
RODRIGUES-PEREIRA, R. Parâmetros para a organização lexicográfica de formas homônimas não homófonas destinados a dicionários pedagógicos. In: RODRIGUES-PEREIRA, R.; COSTA, D. de S. S. (org.). Estudos em Lexicografia: aspectos teóricos e práticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
SABINO, L. M. Letramento lexicográfico: o dicionário no ensino do léxico e o potencial didático para a inscrição do aluno no mundo da escrita. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
SECO, M. Estudios de lexicografía española. Madrid: Gredos, 2003.
WEINREICH, U. Definição lexicográfica em semântica descritiva. Tradução de Maria Cecília P. Barbosa Lima. Alfa, São Paulo 28 (supl.): 103-118, 1984.
WELKER, H. A. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008.
WERNER, R. Léxico y teoría general del lenguaje. In: La Lexicografía: de la lingüística teórica a la lexicografía práctica. Madrid: Gredos, 1982. p. 21-94.
WIEGAND, H. E. On the structure and contents of a general theory of lexicography. LEXeter '83: proceedings, 1984. DOI https://doi.org/10.1515/9783111593166-005
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ludymilla Tessari Dutra Rodrigues, Bruna Aparecida Oliva dos Anjos, Renato Rodrigues-Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.