Léxico, ensino e suas interfaces
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-1Keywords:
léxico, ensinoDownloads
References
ALVAR EZQUERRA, M. La enseñanza del léxico y el uso del diccionario. Madrid: Arco/Libros S.L., 2003.
ALVES, I. M. (org.). A constituição da normalização terminológica no Brasil. 2ed. São Paulo: FFLCH/CITRAT, 2001.
BARBIERI DURÃO, A. B. de; REIS, M. A. de O. B.; ANDRADE, O. G. de. Vários olhares sobre o espanhol. Considerações sobre a língua e a literatura. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005.
BARBOSA, M. A. Dicionário, vocabulário, glossário: concepções. In: ALVES, I. M. (org.). A constituição da normalização terminológica no Brasil. 2ed. São Paulo: FFLCH/CITRAT, 2001. p. 23-45.
BARROS, C. S. de; COSTA, E. G. de M. Espanhol: ensino médio. Coleção Explorando o Ensino, vol. 16. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Básica, 2010.
BATTANER ARIAS, P.; LÓPEZ FERRERO, C. Introducción al Léxico, componente transversal de la lengua. Madrid: Cátedra, 2019.
BIDERMAN, M. T. C. Dicionário didático de português. 2ed. São Paulo: Ática, 1998.
BIDERMAN, M. T. C. Unidades complexas do léxico. In: RIO-TORTO, G. et al. (org.) Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela. Vol. 2. Porto (Portugal): Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005. p. 747-757.
BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em Linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.
ERES FERNÁNDEZ, G. Entre enfoques y métodos: algunas relaciones (in)coherentes en la enseñanza de español lengua extranjera. In: BARROS, C. S. de; COSTA, Elzimar G. de M. Espanhol: ensino médio. Coleção Explorando o Ensino, vol. 16. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Básica, 2010. p. 69-84.
HIGUERAS GARCÍA, M. Claves prácticas para la enseñanza del léxico. Revista Ne-brija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas (RNAEL). Disponível em: https://revistas.nebrija.com/revista-linguistica/article/view/183/153. Acesso em: 10/10/2020.
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em Linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V. J. (org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. v. 1. Pelotas, EDUCAT, 2000. p. 15-44
LEFFA, V. J. (org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das lín-guas. Pelotas, EDUCAT, 2000.
LEWIS, M. The lexical approach: the state of ELT and the way forward. Hove: Lan-guage Teaching Publications, 1993.
MCER. Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas: aprendizaje, ense-ñanza, evaluación. Madrid, Secretaría General Técnica del MCER y Grupo Anaya, Traducido y adaptado por el Instituto Cervantes, 2002.
MOLINA, D. Fraseología bilingüe: un enfoque lexicográfico-pedagógico. Granada: Editorial COMARES, 2006.
MORANTE VALLEJO, R. El desarrollo del conocimiento léxico en segundas len-guas. Madrid: Arco Libros, S.L., 2005.
MORENO GARCÍA, C. Materiales, estrategias y recursos para la enseñanza del es-pañol como 2/L. 3ed. Madrid: ArcoLibros S. L, 2017.
RIO-TORTO, G. et al. (org.) Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vi-lela. Porto (Portugal): Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005.
SÁNCHEZ, A. La enseñanza de idiomas en los últimos cien años. Métodos y enfo-que. Madrid: SGEL, 2009.
SANTOS GARGALLO, I. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del espa-ñol como lengua extranjera. Cuadernos de Didácticas del español/LE. Madrid: Ar-co/Libros, S.L., 2017.
SILVA, O. L. da. A diversidade léxica em livros didáticos de língua espanhola: des-crição e ensino. In: BARBIERI DURÃO, A. B. de; REIS, M. A. de O. B.; ANDRADE, O. G. de. Vários olhares sobre o espanhol. Considerações sobre a língua e a literatura. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005, p. 167-182.
WELKER, H. A. Dicionários - uma pequena introdução à Lexicografia. Brasília: The-saurus, 2004.
WELKER, H. A. Panorama Geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.