Estudos de léxico em línguas de sinais

o que o Brasil tem produzido?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-25

Palavras-chave:

Léxico, Línguas de sinais, Libras

Resumo

O texto constitui uma apresentação da seção temática Estudos de léxico em línguas de sinais, organizada pelos professores Alexandre Melo de Sousa (UFAL) e Ronice Müller de Quadros (UFSC). No primeiro momento, os autores destacam quatro trabalhos que têm relação com as investigações sobre o léxico em Libras: a) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior; b) Projeto Inventário Nacional de Libras; c) Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA; d) Gramática da Libras. No segundo momento, os autores apresentam cada um dos 11 artigos que compõem a seção temática.

Downloads

Biografia do Autor

  • Alexandre Melo de Sousa, UFAL

    Doutor em Linguística (2007) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2019) e na Unicamp (2022-2023) na área de Libras. Atualmente, é professor Titular na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Pesquisador Produtividade CNPq (PQ-2). Membro da Academia Acreana de Letras.

  • Ronice Müller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Linguística. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora de temas relacionados com a Linguística Aplicada à Libras e outras línguas de sinais. Pesquisadora Produtividade CNPq.

Referências

ALMEIDA-SILVA, A.; ARAÚJO, N. F. M. de. (org). Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA. Terezina: Governo do Estado do Piauí, 2023.

ANTUNES, I. Território das Palavras: estudos do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 1). Rio de Janeiro: INES, 2023a.

QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 2). Rio de Janeiro: INES, 2023b.

QUADROS, R. M.; SILVA, J. B. da.; MACHADO, R. N.; LUDWIG, C. R. Inventário Nacional de Libras. Fórum Linguístico, v. 17, n. 4, p. 5457-5474, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77334

SOUSA, A. M. de; GARCIA, R. Inventário de Libras da Região de Rio Branco, Acre: possibilidades para o estudo da variação lexical. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 65, p. 107-121, 2023. DOI https://doi.org/10.18542/moara.v0i65.16051

STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Vol. 3. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021c.

STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 1. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021a.

STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 2. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021b.

STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 4. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021d.

STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A.. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 5. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021e.

TEIXEIRA, M. A. A comunidade surda acreana. 20 anos da Lei de Libras. Evento do Grupo Eslin (Educação de Surdos, Libras e Inclusão). Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2022.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Estudos de léxico em linguas de sinais

Como Citar

SOUSA, Alexandre Melo de; QUADROS, Ronice Müller de. Estudos de léxico em línguas de sinais: o que o Brasil tem produzido?. Revista GTLex, Uberlândia, v. 9, p. e0925, 2024. DOI: 10.14393/Lex-v9a2023/24-25. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/75770. Acesso em: 11 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)