Estudos de léxico em línguas de sinais
o que o Brasil tem produzido?
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-25Palavras-chave:
Léxico, Línguas de sinais, LibrasResumo
O texto constitui uma apresentação da seção temática Estudos de léxico em línguas de sinais, organizada pelos professores Alexandre Melo de Sousa (UFAL) e Ronice Müller de Quadros (UFSC). No primeiro momento, os autores destacam quatro trabalhos que têm relação com as investigações sobre o léxico em Libras: a) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior; b) Projeto Inventário Nacional de Libras; c) Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA; d) Gramática da Libras. No segundo momento, os autores apresentam cada um dos 11 artigos que compõem a seção temática.
Downloads
Referências
ALMEIDA-SILVA, A.; ARAÚJO, N. F. M. de. (org). Dicionário visual da Língua de Sinais de Várzea Queimada – CENA. Terezina: Governo do Estado do Piauí, 2023.
ANTUNES, I. Território das Palavras: estudos do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 1). Rio de Janeiro: INES, 2023a.
QUADROS, R. M. de Q.; SILVA, J. B.; ROYER, M.; SILVA, V. R. da. (org.). Gramática da Libras (Volume 2). Rio de Janeiro: INES, 2023b.
QUADROS, R. M.; SILVA, J. B. da.; MACHADO, R. N.; LUDWIG, C. R. Inventário Nacional de Libras. Fórum Linguístico, v. 17, n. 4, p. 5457-5474, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77334
SOUSA, A. M. de; GARCIA, R. Inventário de Libras da Região de Rio Branco, Acre: possibilidades para o estudo da variação lexical. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 65, p. 107-121, 2023. DOI https://doi.org/10.18542/moara.v0i65.16051
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Vol. 3. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021c.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 1. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021a.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 2. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021b.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 4. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021d.
STUMPF, M. R.; LINHARES, R. S. de A.. (org.) Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior, Vol. 5. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021e.
TEIXEIRA, M. A. A comunidade surda acreana. 20 anos da Lei de Libras. Evento do Grupo Eslin (Educação de Surdos, Libras e Inclusão). Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Melo de Sousa, Ronice Müller de Quadros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.