Modelagem da Perda Superficial de Solo para Cenários de Agricultura e Pastagem na Região Metropolitana de Goiânia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação da perda superficial dos solos representa uma informação importante no planejamento territorial. O processo de erosão laminar advém de agentes naturais, como a topografia, a chuva e a tipologia de solos, intensificados pela ação antrópica. Na região metropolitana de Goiânia (RMG), tais processos são agravados pela retirada da cobertura vegetal nativa para expansão urbana e implantação de pastagens e culturas agrícolas. A Equação Universal de Perda dos Solos (USLE), aplicada em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permite estimar a erosão em variadas condições e cenários de uso da terra. Neste artigo objetivou-se determinar e espacializar a susceptibilidade erosiva para o atual uso da terra e também para diferentes cenários de ocupação antrópica, visando prognosticar o quanto a conversão deste ativo ambiental pode colaborar para a ocorrência de erosão, e em quais intensidades. Considerando toda a área da região metropolitana de Goiânia, foram simulados os seguintes cenários: Atual (todas as classes de uso), Pastagem e Agricultura. A susceptibilidade erosiva para Pastagem aumentou em 51%, e em 110% para Agricultura, em comparação com o cenário Atual. Os resultados obtidos também reforçam que a conversão dos passivos ambientais resulta num significativo aumento da susceptibilidade erosiva na RMG.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE LIMA, G. S. A.; FERREIRA, N. C.; FERREIRA, M. E. Modelagem da Perda Superficial de Solo para Cenários de Agricultura e Pastagem na Região Metropolitana de Goiânia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 4, p. 1510–1536, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n4-46513. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/46513. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").