AVALIAÇÃO DA EXPANSÃO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BIOMA CERRADO POR MEIO DE MODELAGEM DINÂMICA DA PAISAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Devido à crescente demanda por fontes alternativas de energia renováveis capazes de minimizar a emissão de gases de efeito estufa, a produção de etanol vem aumentando no Brasil, demandando grandes extensões de terra, principalmente do Cerrado brasileiro, para o cultivo de cana-de-açúcar. Por outro lado, a expansão do cultivo da cana-de-açúcar no bioma Cerrado, sem as devidas normatizações e planejamento, pode resultar em signiï¬cativas consequências negativas para a biodiversidade, os recursos hídricos e os serviços ambientais em geral. Especiï¬camente, este trabalho, a partir de uma modelagem dinâmica, que considera tanto as tendências da expansão em curso, quanto à ocorrência de áreas favoráveis à presença da cana, se propõe a avançar sobre o conhecimento de áreas potencialmente favoráveis à expansão canavieira no bioma Cerrado. Os nossos resultados indicam, até 2035, um aumento de 500% na área plantada com cana atualmente, o qual poderá comprometer em até 45% as áreas agrícolas do bioma Cerrado, cujo resultado será o predomínio da monocultura de cana em vários municípios, com signiï¬cativos impactos sobre várias bacias hidrográï¬cas do bioma.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBEIRO, N. V.; FERREIRA, L. G.; FERREIRA, N. C. AVALIAÇÃO DA EXPANSÃO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BIOMA CERRADO POR MEIO DE MODELAGEM DINÂMICA DA PAISAGEM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44468. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44468. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").