IDENTIFICAÇÃO DE DESMATAMENTOS RECENTES NO CERRADO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE DIFERENÇA DE IMAGENS E ÍNDICE DE QUEIMADA POR DIFERENÇA NORMALIZADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Brasil, sistemas de alerta de desmatamentos em tempo quase real têm sido desenvolvidos apenas para a Amazônia, embora, nos últimos anos, o bioma Cerrado tem-se destacado por suas altas taxas de ocupação humana, principalmente para produção de grãos e carne bovina. Em comparação com a Amazônia, o Cerrado apresenta dificuldades adicionais por causa da presença de três formações vegetacionais (campestre, savânica e florestal) e também por causa da marcada influência da sazonalidade climática. O objetivo desse estudo é analisar o potencial das técnicas de diferença de imagens e do índice de queimada por diferença normalizada (NBR) em cenas do satélite Landsat-8 Operational Land Imager (OLI) para produzir indicativos de desmatamentos recentes no bioma Cerrado. A área de estudo selecionada foi a região oeste da Bahia, uma das fronteiras agrícolas mais importantes do país. Foram selecionadas duas cenas (órbita = 220; ponto = 68) de 26 de agosto de 2014 e 29 de agosto de 2015. Um dos algoritmos utilizados foi o disponível no programa Erdas Imagine 2014, denominado de diferença de imagens (image difference). Essa técnica foi complementada com o NBR para discriminar áreas desmatadas de áreas queimadas. A técnica de diferença de imagens utilizando a banda 7 do Landsat-8 e um limiar de 5% permitiu a identificação de 286 polígonos na área de estudo, correspondendo ou a áreas desmatadas ou a áreas queimadas. O NBR permitiu eliminar 108 desses polígonos, classificados como queimada após a inspeção visual de composições coloridas RGB/564. Análise de acurácia com base em imagens do Sentinel-2A indicaram erros de omissão e comissão inferiores a 5%. O método de diferença de imagens seguida da técnica de NBR possui alto potencial para identificar, de forma rápida, eficiente e operacional, indicativos de desmatamento no bioma Cerrado para subsidiar campanhas de combate a desmatamentos ilegais no Cerrado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BARROSO, A. G.; SANO, E. E.; FREITAS, D. M. de. IDENTIFICAÇÃO DE DESMATAMENTOS RECENTES NO CERRADO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE DIFERENÇA DE IMAGENS E ÍNDICE DE QUEIMADA POR DIFERENÇA NORMALIZADA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43996. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").