IDENTIFICAÇÃO DE DESMATAMENTOS RECENTES NO CERRADO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE DIFERENÇA DE IMAGENS E ÍNDICE DE QUEIMADA POR DIFERENÇA NORMALIZADA

Conteúdo do artigo principal

Andreza Gondin Barroso
Edson Eyji Sano
Daniel Moraes de Freitas

Resumo

No Brasil, sistemas de alerta de desmatamentos em tempo quase real têm sido desenvolvidos apenas para a Amazônia, embora, nos últimos anos, o bioma Cerrado tem-se destacado por suas altas taxas de ocupação humana, principalmente para produção de grãos e carne bovina. Em comparação com a Amazônia, o Cerrado apresenta dificuldades adicionais por causa da presença de três formações vegetacionais (campestre, savânica e florestal) e também por causa da marcada influência da sazonalidade climática. O objetivo desse estudo é analisar o potencial das técnicas de diferença de imagens e do índice de queimada por diferença normalizada (NBR) em cenas do satélite Landsat-8 Operational Land Imager (OLI) para produzir indicativos de desmatamentos recentes no bioma Cerrado. A área de estudo selecionada foi a região oeste da Bahia, uma das fronteiras agrícolas mais importantes do país. Foram selecionadas duas cenas (órbita = 220; ponto = 68) de 26 de agosto de 2014 e 29 de agosto de 2015. Um dos algoritmos utilizados foi o disponível no programa Erdas Imagine 2014, denominado de diferença de imagens (image difference). Essa técnica foi complementada com o NBR para discriminar áreas desmatadas de áreas queimadas. A técnica de diferença de imagens utilizando a banda 7 do Landsat-8 e um limiar de 5% permitiu a identificação de 286 polígonos na área de estudo, correspondendo ou a áreas desmatadas ou a áreas queimadas. O NBR permitiu eliminar 108 desses polígonos, classificados como queimada após a inspeção visual de composições coloridas RGB/564. Análise de acurácia com base em imagens do Sentinel-2A indicaram erros de omissão e comissão inferiores a 5%. O método de diferença de imagens seguida da técnica de NBR possui alto potencial para identificar, de forma rápida, eficiente e operacional, indicativos de desmatamento no bioma Cerrado para subsidiar campanhas de combate a desmatamentos ilegais no Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BARROSO, A. G.; SANO, E. E.; FREITAS, D. M. de. IDENTIFICAÇÃO DE DESMATAMENTOS RECENTES NO CERRADO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE DIFERENÇA DE IMAGENS E ÍNDICE DE QUEIMADA POR DIFERENÇA NORMALIZADA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43996. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)