DETECÇÃO DE DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO ENTRE 2002 E 2009: PADRÕES, TENDÊNCIAS E IMPACTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição espacial dos alertas de desmatamentos para o bioma Cerrado no período de 2002 a 2009, com vistas ao entendimento dos processos de transformação em curso neste bioma. Para tanto, foram gerados alertas de desmatamento em relação ao mapeamento-base da vegetação do Cerrado (2002), tendo por base imagens do sensor MODIS (MOD13Q1). Estes alertas foram validados através de imagens Landsat - TM e CBERS CCD, bem como trabalhos de campo, os quais também permitiram identificar as principais fitofisionomias do Cerrado impactadas e o processo de uso da terra gerador dos desmatamentos. Através dos dados espacializados, foi possível constatar que 70% dos alertas de desmatamento no período em análise se concentraram em apenas 100 municípios e que no bioma há duas grandes frentes de expansão agropecuária, sendo uma no Oeste do estado da Bahia até o Sul do estado do Maranhão e outra no Sudeste do estado de Mato Grosso até o leste do estado de Mato Grosso do Sul. Tal expansão ocorre, principalmente, em áreas de vegetação densa e relevo plano, propícias ao avanço da agricultura mecanizada e, com menor intensidade, da pecuária extensiva. Este trabalho revelou a importância da fiscalização para a preservação ambiental a nível municipal e o potencial do monitoramento do Cerrado por sensoriamento remoto de resolução moderada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROCHA, G. F.; GUIMARÃES FERREIRA, L.; CLEMENTINO FERREIRA, N.; EDUARDO FERREIRA, M. DETECÇÃO DE DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO ENTRE 2002 E 2009: PADRÕES, TENDÊNCIAS E IMPACTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43744. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43744. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").