DETECÇÃO DE DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO ENTRE 2002 E 2009: PADRÕES, TENDÊNCIAS E IMPACTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição espacial dos alertas de desmatamentos para o bioma Cerrado no período de 2002 a 2009, com vistas ao entendimento dos processos de transformação em curso neste bioma. Para tanto, foram gerados alertas de desmatamento em relação ao mapeamento-base da vegetação do Cerrado (2002), tendo por base imagens do sensor MODIS (MOD13Q1). Estes alertas foram validados através de imagens Landsat - TM e CBERS CCD, bem como trabalhos de campo, os quais também permitiram identificar as principais fitofisionomias do Cerrado impactadas e o processo de uso da terra gerador dos desmatamentos. Através dos dados espacializados, foi possível constatar que 70% dos alertas de desmatamento no período em análise se concentraram em apenas 100 municípios e que no bioma há duas grandes frentes de expansão agropecuária, sendo uma no Oeste do estado da Bahia até o Sul do estado do Maranhão e outra no Sudeste do estado de Mato Grosso até o leste do estado de Mato Grosso do Sul. Tal expansão ocorre, principalmente, em áreas de vegetação densa e relevo plano, propícias ao avanço da agricultura mecanizada e, com menor intensidade, da pecuária extensiva. Este trabalho revelou a importância da fiscalização para a preservação ambiental a nível municipal e o potencial do monitoramento do Cerrado por sensoriamento remoto de resolução moderada.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ROCHA, Genival Fernandes; GUIMARÃES FERREIRA, Laerte; CLEMENTINO FERREIRA, Nilson; EDUARDO FERREIRA, Manuel. DETECÇÃO DE DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO ENTRE 2002 E 2009: PADRÕES, TENDÊNCIAS E IMPACTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43744. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43744. Acesso em: 25 abr. 2025.