RISCO DE IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA DINÂMICA DE USO DO SOLO NO ESTADO DE GOIÁS: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisou a dinâmica de uso do solo entre as principais atividades agropecuárias no estado de Goiás e os riscos de impactos decorrentes deste processo na substituição de culturas, no uso consuntivo de água, nos remanescentes florestais e nos riscos de degradação dos solos e contaminação hídrica. Foi possível identificar, como resultado dessa dinâmica, municípios especializados em cada uma destas atividades. Nestes municípios, as culturas de soja e milho substituem o cultivo de pastagem deslocando-o para outras áreas nas quais se torna o maior responsável pelo desflorestamento. Além disso, parte desta especialização localizou-se em áreas de risco indicando que essas atividades agropecuárias podem ser as maiores responsáveis pelos impactos edáficos e hidrológicos observados nestas bacias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ABDALA, K. de O.; LEE, F.; FERREIRA, M. E. RISCO DE IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA DINÂMICA DE USO DO SOLO NO ESTADO DE GOIÁS: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTODOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44391. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44391. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").