ÁREAS ALTERADAS EM FUNÇÃO DE ATIVIDADES ANTRÓPICAS NO BIOMA CERRADO LOCALIZADO NO ESTADO DO MATO GROSSO (MT), ATÉ O ANO DE 2001: UMA ABORDAGEM ESPAÇO-TEMPORAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos 15 anos o Brasil tornou-se uma potência agrícola mundial e o bioma Cerrado tem tido um papel importante no crescimento da agricultura brasileira nas últimas quatro décadas. Localizado na porção central do país, este bioma ocupa uma área de aproximadamente dois milhões de km². Dada a dinâmica da alteração da vegetação natural do Cerrado, este trabalho tem como objetivo analisar a distribuição espacial das áreas alteradas no bioma Cerrado entre os anos de 1990 e 2001, no estado do Mato Grosso. Este estado possui posição de destaque na produção agrícola e pecuária nacional. Dessa maneira, a área de estudo corresponde à porção sul do Estado, com uma área aproximada de 380.000 km². Neste trabalho, foram utilizadas 28 cenas do sensor TM, correspondente ao ano de 1990, e o mesmo número de cenas do sensor ETM+, obtidas no ano de 2001, para que as áreas naturais alteradas pudessem ser contabilizadas. Os resultados das análises realizadas indicaram que até 1990 as maiores conversões das áreas naturais ocorreram nas mesorregiões Centro-Sul, Norte e Sudeste, e no período de 1990 até 2001 as maiores conversões ocorreram nas mesorregiões Norte e Sudeste, próximas a fronteira com o bioma Amazônia. De acordo com o mapa de solos, os Latossolos e Neossolos foram as classes que apresentaram maiores alterações e de acordo com o mapa de geomorfologia, as áreas correspondentes aos sistemas que compõem o sistema Denudacional foram os locais de maior crescimento das atividades antrópicas consideradas neste trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, G. B. S.; FORMAGGIO, A. R.; SHIMABUKURO, Y. E. ÁREAS ALTERADAS EM FUNÇÃO DE ATIVIDADES ANTRÓPICAS NO BIOMA CERRADO LOCALIZADO NO ESTADO DO MATO GROSSO (MT), ATÉ O ANO DE 2001: UMA ABORDAGEM ESPAÇO-TEMPORAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2010. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43715. Acesso em: 28 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").