DETECÇÃO DE MUDANÇA DO USO E COBERTURA DA TERRA USANDO O MÉTODO DE PÓS-CLASSIFICAÇÃO NA FRONTEIRA AGRÍCOLA DO OESTE DA BAHIA SOBRE O GRUPO URUCUIA DURANTE O PERÍODO 1988-2011
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo detectar as mudanças da cobertura e uso da Terra ao longo do período 1988-2011, utilizando imagens de sensoriamento remoto para o Oeste da Bahia (Brasil Central). A área de estudo é restrita aos solos sobre o Grupo Urucuia (Cretáceo Superior), que é composta por arenitos continentais relacionados a ambiente desértico. Esta formação geológica gera áreas planas com predominância de Latossolos, caracterizado por textura média, excessivamente drenados e adequado para o desenvolvimento da agricultura intensiva e mecanizada. Portanto, esta área apresenta um dos maiores índices de crescimento da agricultura no bioma Cerrado. A detecção de mudança foi realizada pelo método de pós-classifi cação a partir de dados multitemporais do sensor TM-Landsat. A classifi cação de imagens através da interpretação visual identifi caram seis classes de uso e cobertura da Terra: agropecuária, áreas urbanas, corpos d'água, refl orestamento, vegetação alterada e vegetação natural. A detecção de mudança foi feita a partir da tabulação cruzada entre as imagens bi-temporais. Durante o período, as principais alterações ocorreram nas classes de vegetação natural (decréscimo de 26,57%) e agropecuária (27,13%). O avanço da agropecuária ocorreu principalmente em áreas de vegetação nativa.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").