Rumo à uma Abordagem Robusta para um Conjunto de Dados de Cobertura Vegetal Multitemporal: 3 Décadas de Mudanças no Piauí, Brasil

Conteúdo do artigo principal

Danilo de Sousa Lopes
Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
Diego Rodrigues Macedo

Resumo

Mapear as mudanças de uso e cobertura da terra por meio da classificação de imagens de satélite é uma das fontes mais importantes para investigar e monitorar a superfície terrestre. Essas abordagens, quando realizadas em uma perspectiva multitemporal, requerem procedimentos específicos para coincidir com as imagens utilizadas. Considerando que fragmentos de Cerrado podem aumentar ao longo do tempo devido a diferentes usos, esta pesquisa visa um método adequado de processamento de imagens Landsat para investigar a dinâmica do uso da terra. A área de estudo cobre sete cidades do estado do Piauí, bioma Cerrado, uma área que tem sido afetada por grandes desmatamentos devido a projetos agrícolas. Dentre os procedimentos metodológicos utilizados estão as técnicas de georreferenciamento semiautomático da coleção de imagens orbitais e a classificação orientada a objetos, ambas aplicadas a dados dos satélites Landsat 5 e 8 nos últimos 30 anos em períodos decenais. Com os resultados obtidos, fica evidente que o processo de registro semiautomático de imagens é um método eficaz para a correção geométrica de cenas Landsat e que procedimentos de classificação baseados em objetos, baseados nesta metodologia, são adequados para estudos multitemporais, possibilitando o cálculo de métricas comparativas de mudanças nas classes de cobertura da terra por período. Os resultados mostraram que as manchas de savana florestal diminuíram de 73% em 1986 para 43% em 2016, enquanto os campos agrícolas aumentaram de 4% para 25% em 30 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, D. de S.; NÓBREGA, R. A. de A.; MACEDO, D. R. Rumo à uma Abordagem Robusta para um Conjunto de Dados de Cobertura Vegetal Multitemporal: 3 Décadas de Mudanças no Piauí, Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 1, p. 197–213, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/62751. Acesso em: 21 maio. 2022.
Seção
Artigos Originais