ANÁLISE DAS IMAGENS DO SATÉLITE RAPIDEYE PARA DISCRIMINAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DO BIOMA CERRADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho objetivou analisar o potencial das imagens do satélite RapidEye para discriminar cinco classes de cobertura vegetal do bioma Cerrado, elencadas em formações florestais, savânicas, campestres, culturas agrícolas e pastagens cultivadas. Dentre os objetivos especíï¬cos, destacam-se a deï¬nição das três bandas espectrais mais apropriadas para geração de composições coloridas RGB com vistas à interpretação visual; a deï¬nição das bandas espectrais mais favoráveis para discriminação das classes acima mencionadas; a deï¬nição de grupos de cobertura vegetal que podem ser discriminadas com imagens do satélite RapidEye; e a avaliação de desempenho da técnica de segmentação por crescimento de regiões, seguida de uma proposta de classiï¬cação semiautomática baseada nos parâmetros estatísticos da tabela de atributos da segmentação, para discriminar as classes de cobertura vegetal consideradas. Análises estatísticas de coeï¬ciente de correlação de Pearson, análise de variância (ANOVA), optimum index factor (OIF), análise de agrupamento hierárquico (cluster analysis) e análise da matriz de confusão reforçaram os seguintes resultados e conclusões: a composição colorida RGB mais apropriada foi a que envolveu as bandas 1 (faixa espectral do azul), 3 (verde) e 5 (infravermelho próximo); as bandas 3 e 4 (red-edge) foram as que demonstraram maior potencial para discriminar as classes de cobertura vegetal nativa e antrópica; foi possível discriminar, no mínimo, dois grandes grupos espectrais, um grupo composto por formações florestais e savânicas e o outro grupo composto por formações campestres, culturas agrícolas e pastagens cultivadas. A técnica de segmentação seguida de classiï¬cação semiautomática mostrou uma alta acurácia para mapeamentos das cinco classes de cobertura vegetal consideradas nesse estudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SILVA, L. R.; SANO, E. E. ANÁLISE DAS IMAGENS DO SATÉLITE RAPIDEYE PARA DISCRIMINAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DO BIOMA CERRADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44359. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").