ESTACIONALIDADE DO CLIMA NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Pantanal do Mato Grosso do Sul, área conhecida como sub-região da Nhecolândia, as inundações são determinantes na dinâmica e distribuição de unidades de vegetação, influenciadas pelas características do relevo e solos, e regidas pelo clima. Tomando-se como área de estudo a fazenda Nhumirim, propriedade de Embrapa Pantanal, e arredores, propõe-se um calendário anual de umidade habitual do solo/cheias, o qual foi elaborado com base na habitualidade em que ocorrem, considerando-se umidade superficial, profundidade do lençol freático, relevo, características da vegetação e precipitação pluviométrica. Foram realizados trabalhos de campo, interpretação de imagens de satélite Landsat-7, classificações de meses secos e úmidos e balanço hídrico, considerando dados referentes ao período de 1977 a 2005. Tal calendário é importante para auxiliar o manejo espacial e temporal de pastagens nativas, considerando-se que a vegetação tem sua dinâmica condicionada pela habitualidade da umidade do solo/chuvas.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
RODELA, Luciana Graci; QUEIROZ NETO, José Pereira de. ESTACIONALIDADE DO CLIMA NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43964. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43964. Acesso em: 28 dez. 2025.