ESTACIONALIDADE DO CLIMA NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Pantanal do Mato Grosso do Sul, área conhecida como sub-região da Nhecolândia, as inundações são determinantes na dinâmica e distribuição de unidades de vegetação, influenciadas pelas características do relevo e solos, e regidas pelo clima. Tomando-se como área de estudo a fazenda Nhumirim, propriedade de Embrapa Pantanal, e arredores, propõe-se um calendário anual de umidade habitual do solo/cheias, o qual foi elaborado com base na habitualidade em que ocorrem, considerando-se umidade superficial, profundidade do lençol freático, relevo, características da vegetação e precipitação pluviométrica. Foram realizados trabalhos de campo, interpretação de imagens de satélite Landsat-7, classificações de meses secos e úmidos e balanço hídrico, considerando dados referentes ao período de 1977 a 2005. Tal calendário é importante para auxiliar o manejo espacial e temporal de pastagens nativas, considerando-se que a vegetação tem sua dinâmica condicionada pela habitualidade da umidade do solo/chuvas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RODELA, L. G.; QUEIROZ NETO, J. P. de. ESTACIONALIDADE DO CLIMA NO PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n1-43964. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43964. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").