AVALIAÇÃO DAS ÁREAS QUEIMADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA-AMAZÔNIA BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu na análise espacial e temporal das queimadas no Estado de Rondônia no período de 2000 a 2011 em imagens de reflectância da superfície (MOD09GA e MOD09GQ) do sensor MODIS. Na etapa de pré-processamento foi realizada a conversão dos dados em formato Hierarchical Data Format (HDF) para geotiff a partir do aplicativo MODIS Reprojection Tool (MRT), onde foram realizados os mosaicos e o recorte da área de estudo. Na etapa de processamento foi utilizado o Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) a partir do Interactive Data Language (IDL) do programa Environment for Visualizing Images (ENVI), e posteriormente as imagens referentes à fração sombra foram inseridas no Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING) e segmentadas (similaridade 12 e área 20), realizando a edição topológica para evitar eventuais erros decorrentes da segmentação, gerando os mapas anuais das queimadas do Estado de Rondônia. Ainda, utilizaram-se os mapas de vegetação do IBGE (2004) e de uso da terra do IBGE (2012), além dos dados do Programa do Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES), para analisar e verificar a ocorrência das queimadas em áreas desmatadas e sua relação com a vegetação original. Percebeu-se que as queimadas apresentam uma acentuada variabilidade anual no Estado de Rondônia, com destaque para os anos de 2005 e 2010, relacionados com eventos extremos de seca ocorridos na Amazônia. Ainda, é possível detectar que a maioria das queimadas são compostas pela presença de pequenas cicatrizes, com tamanho entre 20 e 80 hectares (64% das ocorrências), e que as queimadas nem sempre estão associadas com as áreas de desmatamento recente, com apenas 6,5% das ocorrências. Entre a classe de uso da terra mais afetada pelas queimadas pode-se citar as áreas de extrativismo vegetal, áreas de pecuária de animais de grande porte e cultivos permanentes diversificados. Desta forma, pode-se concluir que as queimadas em Rondônia ocorrem, na maioria dos casos, em áreas que já possuem algum tipo de uso, principalmente para a manutenção e abertura de novas áreas para a agropecuária.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
CARDOZO, Francielle da Silva; PEREIRA, Gabriel; SHIMABUKURO, Yosio Edemir; MORAES, Elisabete Caria. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS QUEIMADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA-AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44766. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44766. Acesso em: 19 abr. 2025.