AVALIAÇÃO DAS ÁREAS QUEIMADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA-AMAZÔNIA BRASILEIRA / Evaluation of Biomass Burning Areas in Rondônia State-Brazilian Amazon

Conteúdo do artigo principal

Francielle da Silva Cardozo
Gabriel Pereira
Yosio Edemir Shimabukuro
Elisabete Caria Moraes

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu na análise espacial e temporal das queimadas no Estado de Rondônia no período de 2000 a 2011 em imagens de reflectância da superfície (MOD09GA e MOD09GQ) do sensor MODIS. Na etapa de pré-processamento foi realizada a conversão dos dados em formato Hierarchical Data Format (HDF) para geotiff a partir do aplicativo MODIS Reprojection Tool (MRT), onde foram realizados os mosaicos e o recorte da área de estudo. Na etapa de processamento foi utilizado o Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) a partir do Interactive Data Language (IDL) do programa Environment for Visualizing Images (ENVI), e posteriormente as imagens referentes à fração sombra foram inseridas no Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING) e segmentadas (similaridade 12 e área 20), realizando a edição topológica para evitar eventuais erros decorrentes da segmentação, gerando os mapas anuais das queimadas do Estado de Rondônia. Ainda, utilizaram-se os mapas de vegetação do IBGE (2004) e de uso da terra do IBGE (2012), além dos dados do Programa do Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (PRODES), para analisar e verificar a ocorrência das queimadas em áreas desmatadas e sua relação com a vegetação original. Percebeu-se que as queimadas apresentam uma acentuada variabilidade anual no Estado de Rondônia, com destaque para os anos de 2005 e 2010, relacionados com eventos extremos de seca ocorridos na Amazônia. Ainda, é possível detectar que a maioria das queimadas são compostas pela presença de pequenas cicatrizes, com tamanho entre 20 e 80 hectares (64% das ocorrências), e que as queimadas nem sempre estão associadas com as áreas de desmatamento recente, com apenas 6,5% das ocorrências. Entre a classe de uso da terra mais afetada pelas queimadas pode-se citar as áreas de extrativismo vegetal, áreas de pecuária de animais de grande porte e cultivos permanentes diversificados. Desta forma, pode-se concluir que as queimadas em Rondônia ocorrem, na maioria dos casos, em áreas que já possuem algum tipo de uso, principalmente para a manutenção e abertura de novas áreas para a agropecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARDOZO, F. da S.; PEREIRA, G.; SHIMABUKURO, Y. E.; MORAES, E. C. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS QUEIMADAS NO ESTADO DE RONDÔNIA-AMAZÔNIA BRASILEIRA / Evaluation of Biomass Burning Areas in Rondônia State-Brazilian Amazon. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44766. Acesso em: 28 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francielle da Silva Cardozo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Gabriel Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Geociências - DEGEO

Yosio Edemir Shimabukuro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Elisabete Caria Moraes, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>