EXPANSÃO DIRETA NA ESTIMATIVA DE CULTURAS AGRÍCOLAS POR MEIO DE SEGMENTOS REGULARES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método para estimar a área de café, milho e soja na região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil. Essa região compreende ao todo 23 municípios. O método para a estimativa da área foi a expansão direta com segmentos regulares de 1 km x 1 km. Para a estratificação foram utilizadas imagens obtidas por satélites de sensoriamento remoto, procedimentos de classificação de imagens, Sistema de Informação Geográfica (SIG), GPS (Global Positioning System) entre outros. Foi amostrada uma área de 1,26% da área total da região, o que corresponde a 89 segmentos. Esses segmentos foram visitados num trabalho de campo durante o período de 29 de outubro a 10 de dezembro de 2002. A comparação entre os resultados desta pesquisa e as estimativas oficiais indicou que as melhores estimativas foram para a cultura da soja, que ocupa 32,1% da região. A estimativa da área de soja teve uma diferença de 5,9% em relação à estimativa oficial e um coeficiente de variação igual a 6,6%. O resultado foi disponibilizado uma semana após o término do trabalho de campo, indicando a agilidade do método. As conclusões do trabalho são: 1) o mapeamento temático das imagens permitiu estratificar a região e também pode ser usado para auxiliar o levantamento subjetivo; 2) com o uso do GPS os segmentos puderam ser localizados a campo com facilidade; 3) as estimativas foram obtidas de forma rápida e atenderam ao critério de oportunidade; 4) as estimativas têm um erro associado, atendendo ao critério de confiabilidade e; 5) os erros das estimativas variaram em função da área ocupada pela cultura na região.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").