MONITORAMENTO DA ABERTURA NO DOSSEL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS HEMISFÉRICAS COM NDVI E MLME EM ÁREA DE CONCESSÃO FLORESTAL: MAMURU-ARAPIUNS/PA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As florestas tropicais da Amazônia historicamente foram alvo de práticas pouco sustentáveis de uso da terra, advindas da exploração madeireira predatória e do uso indiscriminado do fogo, ambos associados a altas taxas de desmatamento; o incentivo ao manejo florestal visa reduzir estes impactos gerando o menor passivo pela exploração. Com objetivo de quantiï¬car tais efeitos, foram gerados produtos de sensoriamento remoto, a partir do índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), do Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME) e da estimativa da abertura de dossel por fotograï¬as hemisféricas, para criar elementos de interpretação e análise da variável abertura de dossel em uma área sujeita a exploração florestal, na Unidade de Manejo Florestal I (UMF I) - Conjunto de Glebas Mamuru-Arapiuns (PA). Os resultados obtidos mostraram que é possível estabelecer um processo de monitoramento da cobertura da terra, uma vez que os dados de MLME, em especial a imagem-fração solo, apresentaram forte relação com os dados obtidos em campo através de fotos hemisféricas. Sendo possível emprega-lo como um índice para o monitoramento da exploração de florestas na Amazônia, tornando a gestão florestal mais acessível ao poder público e às entidades não governamentais ou privadas, dando à população local a oportunidade e o incentivo à conservação florestal.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
MORAES, Iranilda Silva; LIMA, Aline Maria Meiguins de; ADAMI, Marcos; ANDRADE, Márcia Tatiana Vilhena Segtowich. MONITORAMENTO DA ABERTURA NO DOSSEL A PARTIR DE FOTOGRAFIAS HEMISFÉRICAS COM NDVI E MLME EM ÁREA DE CONCESSÃO FLORESTAL: MAMURU-ARAPIUNS/PA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44361. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44361. Acesso em: 4 abr. 2025.