A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRADAS E O NOVO PADRÃO DESMATAMENTO E ALTERAÇÃO DA COBERTURA FLORESTAL NO SUDOESTE PARAENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na história recente de ocupação da Amazônia, as estradas sempre tiveram papel estratégico para impulsionar a perda da cobertura florestal. No entanto, atualmente, a derrubada da floresta ocorre em áreas inferiores a 25 ha. Para dar conta dessa nova dinâmica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) criou o sistema DETER-B (Sistema de Detecção de Desmatamento e Alterações na Cobertura Florestal em Tempo Quase Real), que utiliza as imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4) e o sensor AWiFS, do satélite Indian Remote Sensing Satellite (IRS), com resolução espacial de 64 m e 56 m, respectivamente. Esse sistema mapeia desmatamento e alterações na cobertura florestal a partir de áreas de 3 ha. Nesse sentido, o trabalho objetivou analisar a relação entre o novo padrão de desmatamento e a alteração da cobertura florestal e a distância das estradas na mesorregião do Sudoeste Paraense, ao longo dos anos de 2012 a 2015, utilizando os dados do sistema de monitoramento de florestas DETER-B. Como resultado, foi identificado que as classes de Desmatamento e Degradação concentraram-se nos primeiros 2.500 m de distância das estradas. Ademais, constatou-se que os polígonos das classes mapeadas são majoritariamente inferiores a 1 km².
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUZA, A. A. de A.; PONTES, A. N.; ADAMI, M.; NARVAES, I. da S. A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRADAS E O NOVO PADRÃO DESMATAMENTO E ALTERAÇÃO DA COBERTURA FLORESTAL NO SUDOESTE PARAENSE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44089. Acesso em: 6 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").