A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRADAS E O NOVO PADRÃO DESMATAMENTO E ALTERAÇÃO DA COBERTURA FLORESTAL NO SUDOESTE PARAENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na história recente de ocupação da Amazônia, as estradas sempre tiveram papel estratégico para impulsionar a perda da cobertura florestal. No entanto, atualmente, a derrubada da floresta ocorre em áreas inferiores a 25 ha. Para dar conta dessa nova dinâmica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) criou o sistema DETER-B (Sistema de Detecção de Desmatamento e Alterações na Cobertura Florestal em Tempo Quase Real), que utiliza as imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4) e o sensor AWiFS, do satélite Indian Remote Sensing Satellite (IRS), com resolução espacial de 64 m e 56 m, respectivamente. Esse sistema mapeia desmatamento e alterações na cobertura florestal a partir de áreas de 3 ha. Nesse sentido, o trabalho objetivou analisar a relação entre o novo padrão de desmatamento e a alteração da cobertura florestal e a distância das estradas na mesorregião do Sudoeste Paraense, ao longo dos anos de 2012 a 2015, utilizando os dados do sistema de monitoramento de florestas DETER-B. Como resultado, foi identificado que as classes de Desmatamento e Degradação concentraram-se nos primeiros 2.500 m de distância das estradas. Ademais, constatou-se que os polígonos das classes mapeadas são majoritariamente inferiores a 1 km².
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SOUZA, Arlesson Antonio de Almeida; PONTES, Altem Nascimento; ADAMI, Marcos; NARVAES, Igor da Silva. A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRADAS E O NOVO PADRÃO DESMATAMENTO E ALTERAÇÃO DA COBERTURA FLORESTAL NO SUDOESTE PARAENSE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44089. Acesso em: 19 jul. 2025.