Estimativa da Biomassa Florestal para Fins Energéticos Utilizando Índices de Vegetação e Dados de Campo, Distrito de Mabalane – Moçambique

Conteúdo do artigo principal

Idolgy Ribeiro dos Santos Mabunda
Laurindo Antonio Guasselli
Eufrasio Joao Sozinho Nhongo
Benjamim Bandeira

Resumo

Na África Subsaariana, a intensa exploração de florestas para a extração da lenha e carvão em áreas áridas e semiáridas. O Distrito de Mabalane abastece de lenha e carvão as cidades de Maputo, Matola e Xai-Xai. Entretanto, existe pouco conhecimento sobre a disponibilidade da biomassa nessas áreas. O presente estudo tem como objetivos: analisar a relação entre NDVI derivado da imagem de satélite e a biomassa estimada em campo; modelar a estimava de biomassa em área árida. Os valores do NDVI foram obtidos a partir da imagem de satélite Landsat-8. No campo, quinze parcelas com área de 30 x 30 m foram georeferenciadas e todas as plantas lenhosas vivas com diâmetro à altura do peito (DAP) igual ou maior que 2.5 cm foram medidas as alturas e DAPs e suas biomassas estimadas a partir de equações alométricas. Os valores de NDVI nos pontos amostrais variaram entre -0.508 e -0.236, positivamente correlacionados com os valores de biomassa estimados nas 3 equações, que variaram 5,32 e 56,87 . A regressão linear entre NDVI e a biomassa no modelo que apresentou melhor resultado, obteve coeficiente de determinação R2= 0,882. A equação de regressão ajustada a partir de medição indireta da biomassa e índice de vegetação pela diferença normalizada (NDVI), possibilitou a estimativa de biomassa florestal em áreas semiáridas por sensoriamento remoto, com um erro de 36% na área do presente estudo. O modelo ajustado pode ser suporte para estudos de estimação da biomassa utilizando sensoriamento remoto e os dados de campo em áreas similares.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos Originais

Biografia do Autor

Idolgy Ribeiro dos Santos Mabunda, Unisave

Programa de Doutoramento em Energia e Meio Ambiente

Laurindo Antonio Guasselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto

Benjamim Bandeira, Universidade Pedagógica de Moçambique

Programa de Doutoramento em Energia e Meio Ambiente

Como Citar

MABUNDA, Idolgy Ribeiro dos Santos; GUASSELLI, Laurindo Antonio; NHONGO, Eufrasio Joao Sozinho; BANDEIRA, Benjamim. Estimativa da Biomassa Florestal para Fins Energéticos Utilizando Índices de Vegetação e Dados de Campo, Distrito de Mabalane – Moçambique. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 73, n. 1, p. 313–328, 2021. DOI: 10.14393/rbcv73n1-46828. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/46828. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)